-
Arquitetos: DA | Departamento de Arquitetura
- Ano: 2020
-
Fotografias:Alcindo Dedavid
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Kasper, Plena Madeira
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto desta residência unifamiliar desenvolve-se de forma linear no sentido longitudinal do terreno. A intenção é integrar a casa à natureza que a rodeia. Projetando-se, com sensibilidade, como mais um elemento na paisagem natural.
Destaca-se como principal materialidade a madeira cumaru, material utilizado nos brises solares que circundam toda face voltada para a mata, tocando suavemente a figueira jovem nativa, arvore símbolo da região do Brasil onde a casa está inserida. Complementam as materialidades a pedra artificial – o concreto, moldada pelo homem, bem como o vidro nas fenestras que emolduram a natureza, e o metal, no revestimento miniwave na face sul da residência.
No térreo desenvolve-se a parte social do programa. A parte íntima, no segundo andar. Ambos se voltam para o norte, para onde está a vista privilegiada da paisagem. Os ambientes de serviços se desenvolvem na face sul da residência.
A Casa da Mata busca se integrar ao local com o menor impacto possível. Juntando-se à paisagem natural. É construída sob um plano composto por peças verticais de madeira natural que fazem o mínimo e sensível contato entre o que é construído e a natureza local, sempre dando protagonismo à Mata Atlântica local.