-
Arquitetos: Smaller Architects
- Área: 66 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Byun Jongseok
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta pequena residência se chama Seroro, que significa verticalidade, o que remete diretamente tanto à organização e construção da casa, quanto ao estilo de vida dos residentes. O terreno está localizado no coração de Seul, onde o preço da terra é alto, porém, por conta do tamanho do lote, o terreno foi desvalorizado e abandonado durante um período, até que um jovem casal formado por um arquiteto e uma sommelier de vinhos tomou a corajosa, e sábia, decisão de comprar e construir sua primeira casa. Para além de pequeno, o terreno trazia várias vantagens como sua proximidade a pontos centrais de transporte, e ao parque público e também a um patrimônio cultural importante, a Muralha da Cidade de Seul.
A casa foi desenhada a partir do empilhamento de espaços, com um ambiente por andar: a garagem no térreo, a sala de estar com banheiro no primeiro pavimento, a cozinha com sala de jantar no segundo pavimento, um dormitório com banheiro no terceiro pavimento e um closet com banheira no quarto pavimento. Cada pavimento tem 16 metros quadrados e cada ambiente foi posicionado considerando o fluxo da rotina diária. O casal passa a maior parte do dia entre o primeiro e o segundo pavimento, enquanto de noite suas atividades se passam no terceiro e quarto pavimento.
O entorno da casa impactou na forma do edifício. A maior parte das janelas são abertas para o sul e para o oeste, buscando a luz natural e vistas para o parque. Ao mesmo tempo, as aberturas para leste e para norte foram evitadas buscando preservar a privacidade dos moradores. O perímetro curvo do exterior foi determinado pela forma do lote.
Não é usual, é estranho e experimental viver em uma casa vertical. Mas, uma vez acomodados, se tornou tão confortável quanto qualquer outra casa. O casal, inclusive, começou a admirar os benefícios para a saúde de ter escadas dentro de casa, as quais também garantem a individualidade de cada um quando necessário.