-
Arquitetos: Shinagawa arquitetura
- Área: 200 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Evelyn Muller
-
Fabricantes: Carbono Design, Clami, Clarium vidros, Codex, Deca, Decameron Design, Dpot, Dpot Objetos, Estúdio Bola, ICC Escadas, Laboratório da Luz, Lumini, Mekal, NPK, Novaes Ferreira, Novo ambiente, Ovo Design, Pau Pau, Phenicia Concept, Portobello, +2
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento em Pinheiros, uma cobertura duplex, foi reformada para um casal carioca com uma filha. Eles recém chegados à São Paulo, queriam uma área social aberta e com vista, e quartos confortáveis. A distribuição existente no imóvel era o oposto ao que eles buscavam, por isso ajustamos todo layout, propondo grandes mudanças na distribuição do apartamento. A principal mudança foi transferir a área social para o pavimento superior. Isto implicou em melhorar o acesso à essa área, que antes era feito por uma escada helicoidal pequena e desconfortável. Projetamos uma escada metálica, com chapa perfurada para dar mais leveza e transparência à peça, que seria de grande volume e que bloquearia uma janela. O novo posicionamento da circulação vertical, exigiu um reforço metálico na laje para a abertura na laje.
O piso térreo recebeu então uma nova distribuição. A cozinha foi integrada à circulação e recebeu ilha e bancada para refeições rápidas. A área de serviço foi ajustada e deste modo conseguimos melhorar a distribuição da suíte, que ganhou bancada maior. A varanda foi fechada e foi transformada em escritório e quarto de visita. No pavimento superior, ampliamos o espaço criando um pergolado metálico com fechamento em caixilho de alumínio e forro de madeira ripada. Neste espaço criamos uma jardineira para trazer o verde para o ambiente. A mesa de jantar esta localizada nesta espaço, que tem ligação com a área da churrasqueira e o acesso a piscina. O estar, tem painel de madeira em quase toda extensão, e a marcenaria em freijó, concentra portas mimetizadas do lavabo e despensa e o aparador para a tv e seus aparelhos.
A piscina recebeu borda infinita com revestimento em predra, e nova escada em concreto que vai para a área do deck com jardim vertical, de onde avista-se o skyline de São Paulo. Os materiais selecionados para os acabamentos do apartamento foram escolhidos para transmitir claridade e aconchego. Na área intima taco de peroba e na área social réguas de concreto. Mesclamos sempre materiais frios com a madeira para trazer a percepção de conforto que os proprietários pediram. Os moveis foram escolhidos em conjunto com os clientes, levando em consideração a linguagem do projeto e a funcionalidade de cada móvel.