-
Arquitetos: Giuseppe Tommasi, Nicole Cieri Architects
- Área: 2 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Nicole Cieri, Paola Viesi
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Renzo Serafini
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto nasce do desejo do cliente de construir uma pousada completamente desligada da vida frenética da cidade, onde os hóspedes pudessem estar rodeados pela natureza e desfrutar da vista das espetaculares montanhas pontuadas pelos cumes rochosos do maciço Gheralta, no norte da Etiópia. A pousada foi projetada levando em consideração o conceito italiano de “albergo diffuso”, que significa literalmente “hotel difuso / amplo”.
Ao invés de ser formado por uma única estrutura, a estratégia receptiva consiste em configurar vários edifícios menores, que foram deslocados ao longo dos caminhos e das faixas, que se tornam conexões horizontais ao ar livre. Tal recurso permite o usufruto total do entorno, a natureza e a arquitetura fundem-se, proporcionando vistas deslumbrantes.
As construções assumem o conceito de pátio central, utilizado na arquitetura tradicional local. Em um ambiente hostil, queimado pelo sol e açoitado pelo vento, o homem busca abrigo. O lar é um espaço fechado e o vazio interior é o seu ponto de apoio; voltado para o céu.
De forma a buscar uma síntese entre modernidade e tradição, além de empregar uma estratégia de durabilidade e redução de custos, optou-se pela utilização de materiais locais, os mesmos usados há séculos pelos agricultores da Tigrínia, com paredes de pedra seca, forros de madeira e coberturas verdes. Graças ao uso exclusivo desta técnica nativa, desenhada para o clima semi-árido, o conforto foi garantido no interior dos edifícios.