-
Arquitetos: MPA Pedreira de Freitas Arquitetos
- Área: 478 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:André Mortatti
-
Fabricantes: Arthur Decor, AutoDesk, Cerâmica Taguá, Deca, Ornare, Palimanan, Portobello, Solarium
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em São Paulo, em uma rua sem saída no Jardim América, esta residência foi projetada para um casal e seus dois filhos. Seus espaços foram pensados de forma que fluíssem entre si e, ao mesmo tempo, pudessem funcionar individualmente. Os ambientes sociais estão voltados para o pátio central e para os jardins, podendo funcionar como um amplo espaço comum. O jantar integra-se com a copa e, esta, com a cozinha, possibilitando também seu uso resguardado.
A varanda, voltada para o jardim, compõe um espaço único com o jantar e o estar. A piscina, projetada posteriormente, se utilizou de um “truque” com a colocação de um grande espelho fixo no muro dos fundos, frontal ao jantar, o que proporcionou a criação de um espaço virtual muito interessante, dando profundidade e amplitude ao espaço. Os acabamentos foram pensados, a pedido dos clientes, visando a menor manutenção. Foram utilizados tijolo, concreto aparente, granilha “fulget” e mármore travertino romano, seguindo uma paleta em tons naturais de terra.
A galeria de entrada, com pé direito duplo, nos encaminha, entre extensa variedade de obras contemporâneas brasileiras, pelas áreas sociais até a varanda e piscina. A escada em madeira “freijó”, com seu peitoril de vidro que parece flutuar, leva para a área íntima das suítes e escritório. No piso superior, uma passarela metálica com piso ripado, também em madeira freijó, recebe a chegada da escada e interliga o escritório e suíte do casal com as suítes dos filhos.