-
Arquitetos: BLANKPAGE Architects
- Ano: 2018
-
Fotografias:Karam Morcos, Majd Achi
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um bairro rico em história, o desafio deste projeto foi implantar uma nova e maior igreja sem ofuscar a capela menor do século XVIII com sua estrutura abobadada de pedra calcária. Reconhecendo o valor histórico e a proeminência da vizinha, a nova igreja adota humildemente um perfil baixo na entrada que sobe gradativamente à medida que atinge a parede do altar.
A nova igreja constitui simultaneamente um cenário e um anfiteatro externo que destaca e integra o antigo volume nos rituais das cerimônias sagradas. Com uma altura interior que varia de 3 a 10 metros, a igreja permite uma experiência espacial transcendental que é realçada por uma grande claraboia localizada no vértice onde uma luz noturna de intensidade variável atinge a parede posterior acima do altar e cria a atmosfera da Igreja.
Uma cruz é esculpida nesta grande parede como uma impressão negativa que abre a igreja para a luz do sol nascente no leste. A cobertura da igreja, um anfiteatro ao ar livre que desce em cascata até o edifício histórico, está suspensa entre dois esqueletos monolíticos de concreto aparente, pontilhados por duas grandes oliveiras, prontas para serem cobertas por camadas de trepadeiras.
Erguendo-se no meio do pátio um sino de aço, entre a estrutura de concreto e a capela de pedra calcária, inserido no centro da cruz. Porém, acima de tudo, a antiga capela continua sendo a protagonista que define a nova igreja.