-
Arquitetos: platau
- Ano: 2017
-
Fotografias:Wissam Chaaya
-
Fabricantes: Listone Giordano, Porcelanosa Grupo, Vetro vivo
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento de Sursok é definido por uma circulação linear: a sua característica arquitetônica mais interessante, pois oscila entre um espaço de recepção de pé-direito duplo e quartos de dois níveis com alturas únicas que extrudam as sacadas na mesma laje em forma de tesouras definindo a fachada do edifício.
O projeto reforça este arranjo espacial ao revelar a parede de concreto estrutural que percorre todo o comprimento do apartamento, permitindo que sua linearidade se torne o pano de fundo para a principal característica do apartamento: uma "coluna vertebral" de aço multifacetada.
Esta estrutura recém-introduzida esculpe circulação, superfícies e espaços, formando a espinha dorsal do apartamento: conecta a escada com a laje do mezanino, permitindo que o mezanino e a cozinha se abram para o hall. No espaço da recepção, a coluna vertebral se projeta em uma passagem estreita voltada para a sala de estar de um lado e uma estante de pé-direito duplo do outro. Ela é reconectada ao pavimento da recepção por uma escada estrutural e rematada por um corrimão de aço que se transforma em prateleira com iluminação para leitura.
Elementos específicos como nicho de entrada revestido de madeira, estantes horizontais e elementos de iluminação animam a parede de concreto e a coluna de aço, decompondo sua escala em caixas sem comprometer a integridade total da madeira.