-
Arquitetos: Aldana + Sánchez - Ingenieros Arquitectos
- Área: 92 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Marcos Betanzos
-
Fabricantes: GRAPHISOFT, Interceramic, Moctezuma
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do Centro Multimídia Hñähñu consiste na criação de uma sala polivalente para a prestação de serviços tecnológicos utilizando o andar superior de uma casa. A arquitetura visa um local público para reunir pessoas de diferentes idades em torno de suas atividades midiáticas: cybercafé, games e telefonia celular. O programa inclui ainda um apartamento com acessos independentes tendo seu térreo envolvido por uma treliça que serve de base para o edifício.
Esta obra está localizada no bairro Ex Hacienda Ocotzá em Ranchería Julián Villagrán, município de Ixmiquilpan, Hidalgo, México. Um assentamento rural no Valle del Mezquital com uma população indígena Hñähñu (Otomí) que possui menos de mil habitantes, a maioria deles migrantes nos Estados Unidos. O conceito é criar um mirante com paredes de vidro para aproveitar as vistas e o clima do vale, a arquitetura é abobadada com arcos semicirculares em memória dos vestígios coloniais.
Os sistemas de construção experimental foram desenvolvidos com abóbadas catalãs, paredes de tijolos e treliças com nós de concreto. A construção híbrida mescla a alvenaria artesanal com a estrutura metálica para integrar temas culturais à vida produtiva dos moradores. Este modesto equipamento tenta colocar a comunidade no mapa diante do resgate da antiga fazenda que não havia sido catalogada.