Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa Rodney está localizada no povoado de Villa Elisa, parte da cidade de La Plata, a 15 km do centro e a 45 km da cidade de Buenos Aires. A casa está inserida em um lote periférico onde a malha urbana não está consolidada e os serviços e infraestruturas municipais são aguardados.
O projeto é determinado por dois sistemas. O primeiro corresponde a uma série de abóbadas que são sustentadas por vigas de concreto armado em forma de "Y", projetadas para receber as curvaturas. O segundo sistema, constituído por uma base estrutural, resolve a relação entre a casa e o terreno. Ele aproveita os leves desníveis do terreno e gera espaços de apropriação e contemplação mediadores entre a casa e a paisagem.
A modulação das abóbadas delimita os ambientes. Na primeira abóbada encontra-se a sala junto ao pátio interno. As duas abóbadas seguintes constituem a zona de estar e a cozinha da casa em relação direta com o jardim e o acesso. Consecutivamente estão as duas abóbadas que abrigam o espaço da galeria, onde a cobertura é desmaterializada para obter sombras e filtros diferenciados. O último recinto abobadado corresponde ao escritório, que é independente do uso público, separado por uma parede de tijolos tangencial.
O projeto busca arbitrar os espaços em suas diferentes escalas. Uma série de paredes de tijolo configuram o acesso, estas geram um percurso que, acompanhado pelas árvores existentes, permite que a entrada seja graduada agindo como elemento de transição. Do interior, as paredes e as sequências das abóbadas compõem e configuram os espaços, proporcionando diferentes graus de utilização e privacidade.
Entre as mediações horizontais e os dois sistemas formais desenvolve-se a casa que, fechando-se para um dos lados e abrindo-se para norte, gera uma paisagem interior própria.