-
Arquitetos: Javier de las Heras Solé
- Área: 1010 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Adrià Goula
-
Fabricantes: Larraondo, Radimer, Uxama
Descrição enviada pela equipe de projeto. Entenda o edifício Zeleieta Zentroa como um corpo autônomo. Transforme a sua parede divisória em mais uma fachada e assim complete e resolva todo o perímetro do equipamento existente.
Este projeto recupera a parede original do frontão - empena - e a incorpora como verdadeira protagonista, conferindo visibilidade e apresentando os estratos temporais que reconhecemos quando vemos as diferentes paredes sobrepostas, preservando assim o nosso patrimônio, a nossa memória.
Uma vez assumida a autonomia formal do centro cultural adjacente, entendemos que a nova Musika Eskola funcionará como um elemento independente, uma peça que respeita os critérios de ortogonalidade e abstração do equipamento mas que tem vontade de ser um elemento singular e reconhecível.
A nova fachada é separada para criar um pátio no térreo e um espaço vazio nos pavimentos restantes. A planta é fechada em torno de um pátio que funcionará como dreno e cisterna em possíveis enchentes. E é recuada da fachada longitudinal para obter um alpendre ao longo de todo o pavimento e realçar o acesso.
Os pavimentos superiores resolvem o programa formando um prisma regular de três níveis, paralelos à nova fachada e em balanço. Plantas compactas que buscam o melhor aproveitamento da superfície disponível. Caixa compacta, útil e eficiente.
Para conseguir uma planta totalmente aberta, a estrutura é resolvida no perímetro, transformando a fachada em elemento de sustentação. A escada é colocada externamente a este prisma com um envoltório de vidro para obter maior transparência. A escada como experiência arquitetônica onde o usuário, ao utilizá-la, poderá contemplar as vistas do parque e entender a formação do pátio e o carácter de um edifício autônomo, abstrato e regular.