-
Arquitetos: Airon Martin, Babbie Arquitetura e Interiores
- Área: 60 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:André Klotz
-
Fabricantes: Terracor, Adobe, AutoDesk, Brilho Luz, Chaos Group, Edson sampaio Serralheria, NS Brazil, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Misci vem de miscigenação, base da identidade brasileira. Miscigenação é cruzamento de etnias; caldeamento; mestiçagem; mistura. Brasil, território resultante de um grande encontro de povos, culturas e crenças. Baseado neste contexto e revelando uma posição bastante lúcida, o projeto da Misci explora, de forma subliminar, a cultura brasileira. De desenho simples, o projeto faz uma alusão sofisticada à estética das construções vernaculares, com cores e texturas terrosas, “O Terracal resgata a aparência, a transparência, o manchamento, o envelhecimento e o toque aveludado da cal” assim é descrito pela Terracor.
Optou-se por deixar todos os planos seguindo a mesma cor e trabalhando a iluminação no rodapé negativo, trazemos a leveza que o projeto pedia diante de todo o contexto fortemente afirmado. Com o vermelho, destacou-se a calçada e a escada, a qual decidimos manter como estava, com o mesmo guarda-corpo e piso de madeira maciça. Escada vermelha traz também significados: vermelho é a cor do sangue, a cor comum em todos. Só existe uma raça, aquela que tem sangue vermelho. O Brasil nasceu do vermelho, na exploração do pau brasil para o tingimento de tecido na Europa. Nas plantas entendemos as transformações: criamos um hall de entrada, o lavabo virou provador, paredes soltas trazem volumetria e jogo de luz e sombra dentro do caixa e no provador, a parede reta virou curva, e por falar em curva, as formas orgânicas porém “sólidas” traduz sutilmente na arquitetura a representatividade das mulheres no processo criativo da marca.
Com todo o movimento de valorizar a nossa terra, criar raízes fortes e nos nutrir da nossa cultura, surge a ideia das araras em forma de graveto/galho, feita em aço galvanizado, com o traço livre, entrelaçadas e bandejas projetadas, faz referência às nossas raízes. Na fachada, janelas chanfradas e posicionadas fora do padrão chamam atenção, degraus em balaço de concreto nos convidam para entrar neste lugar onde a brasilidade domina.