-
Arquitetos: box: arquitectos
- Área: 250 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
-
Fabricantes: Axolight, BLASTATION, BLÅ STATION, Buster + Punch, Pedrali, Trend Group
Descrição enviada pela equipe de projeto. Inserido em unidade hoteleira, em ponta delgada, o restaurante em funcionamento desde 2004, já apresentava algum desgaste e necessidade de revitalização, pese embora a preponderante relação com o pátio central do hotel, caracterizada pelo seu jardim de forte inspiração oriental e o seu espelho de água habitado por carpas [ KOI].
Será a franca relação desta sala com o referido jardim, que se apresenta como ideia geradora do projecto, trazendo o jardim ao interior do restaurante, insinuando uma permeabilidade total dos espaços, interior e exterior, enfatizando a amplitude e luminosidade definidoras do espaço.
O restaurante passa assim, a caracterizar-se como um jardim interior, parte integrante do exterior, espelhando a mesma simbologia e equilíbrio, com a presença de vegetação que flui pelos tectos, em consonância com os vários momentos de iluminação artificial de efeito cénico, e os painéis acústicos que a par da sua função primária, assumem a simbologia da escama da carpa, símbolo de prosperidade, longevidade e fertilidade.
Apesar da leitura global da sala, estão demarcadas várias zonas de refeição caracterizadas por mesas tradicionais e em zonas mais acolhedores de Lounge, por forma a permitir diferentes modos de receber, estando o espaço adaptado aos vários momentos de refeição do dia. A escolha dos materiais utilizados, teve por base a sua nobreza e resistência, por forma a garantir fácil manutenção sem prejuízo do confronto.