-
Arquitetos: A-001 Taller de Arquitectura
- Área: 850 m²
- Ano: 2020
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Ocoxal está localizada na floresta próxima ao Valle de Bravo, a 160 quilômetros da Cidade do México, em um terreno de 9.000m² que funciona como um microssistema produtivo e no qual a casa está integrada de forma respeitosa.
A forma da casa principal nasce de uma geometria de volumes sobrepostos através dos quais o vazio é habitado. A composição formal evoca as habitações tradicionais no Valle de Bravo, a imagem da cabana com telhado de duas águas, propõe uma reinterpretação desta iconografia com uma estética contemporânea alcançada graças ao tratamento material, com a chapa preta na fachada, o concreto e o vidro.
O volume superior contém os espaços privados da família, enquanto o volume inferior contém espaços semi-privados, como o dormitório de hóspedes. No vazio gerado pela intersecção dos dois volumes descritos, estão os espaços compartilhados que permitem uma relação entre o interior e o exterior, promovendo a contemplação selvagem e a compreensão do ecossistema. O projeto não é apenas uma casa familiar para descanso, mas também um exercício criativo exaustivo, focado em responder a todas as exigências funcionais e em dar valor ao todo, a partir da observação e compreensão do papel de cada elemento presente no espaço de intervenção.
Para o cliente era muito importante habitar um espaço que pudesse gerar ciclos de vida com o meio ambiente, por isso o leitmotiv do projeto era gerar uma ponte com o território, através da conservação e uso dos recursos naturais existentes que vitalizariam os vegetais, árvores frutíferas - todas as árvores existentes na propriedade foram preservadas - abelhas e galinhas.
Parte da composição característica do terreno é um barranco no qual há um rio que alimenta um moinho hidráulico que fornece uma quantidade de energia elétrica que abastece 70% da casa, uma rede de distribuição, um canal de irrigação e uso de água, zonas úmidas, áreas de plantio, árvores frutíferas e campos de colheita. A planta coletora de água da chuva é filtrada e utilizada para abastecer o sistema hidro-sanitário, a piscina e a irrigação das áreas verdes. A água não utilizada é devolvida ao rio, gerando desperdício zero.
Tecnologias de controle bioclimático passivo foram implementadas com a intenção de aproveitar os recursos naturais do ambiente e regular os diferentes fatores que afetam a habitabilidade e o conforto, tais como umidade e temperatura. 20 painéis solares localizados no telhado são responsáveis por manter a temperatura nos banheiros e na piscina.
É possível manter uma temperatura agradável durante todo o ano, mesmo no inverno, graças ao sistema natural de extração Venturi e um sistema de fachada ventilada por meio de dutos e aberturas internas e externas.