-
Arquitetos: Yemail Arquitectura
- Área: 350 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Alejandro Arango
-
Fabricantes: ACT 3D, AutoDesk, Baldobloque, Blend Concrete, Contruinmuniza, Corona, Haceb, Lumex Sas, Muma, Perceptual, Punto Color - Mecano, Torvaz Sas, Trimble Navigation, Urreta Pisaje
Descrição enviada pela equipe de projeto. Há poucos dias, justamente quando finalmente conseguimos sair e reconhecer o mundo deixado para trás pela pandemia, abriu @communal. O que parece ser uma coincidência é também uma forma de dizer que se trata de pensamento em rede, expansão e criatividade; também uma experiência sobre o papel do design como meio de conectar pessoas, espíritos e intelectos, mas, acima de tudo, para nos mostrar que hoje, mais do que nunca, compartilhar adquiriu a força de um princípio.
As dimensões da intervenção falam de uma peça que se encaixa em outra procurando a mínima tensão possível: uma bodega no bairro de Manila em Medellín, montada por peças de acordo com seus usos anteriores como oficina mecânica, um escritório ou uma loja de roupas; ela é transformada com operações elementares para nivelar, limpar, ventilar e iluminar. A premissa é recuperar o tipo industrial essencial de quatro paredes de altura dupla e um telhado de duas águas apoiado por cinco treliças de madeira.
O diálogo com o espaço é norteado por um conjunto de elementos de natureza diferente dispostos nos extremos: dois mezaninos de madeira de abeto que expressam uma ordem estrutural, seis jardins triangulares, onze janelas de barco, uma escada dentro de outra escadaria, e mais uma outra que quer ser um lugar e não apenas um meio de subir e descer. Poderíamos dizer que trata-se de um quadro composto de geometrias que parecem não se relacionar de forma tão simples e que não podem se unir.
Em outras palavras, há um cenário que procura colocar alguma ordem entre diferentes ideias, pessoas e tempos por meio de componentes arquitetônicos que abandonaram as regras de função para se deixarem influenciar pelos meios do corpo e pelas relações.