-
Arquitetos: Ryu Mitarai & Associates, Architects
- Área: 146 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Kai Nakamura
-
Fabricantes: Toli
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma rua estreita com pouca vitalidade, viadutos ferroviários com trens a cada minuto, amplas estradas urbanas em construção para 2020. O projeto está localizado em um lugar único entre três ambientes bem diferentes. Nesse sentido, pensei em uma arquitetura que resiste ao meio ambiente e reage às diferentes escalas, distâncias, velocidades, som e luz.
O edifício de quatro pavimentos tem lojas no térreo e apartamentos privados do primeiro ao terceiro pavimento. No térreo há um restaurante japonês e sua entrada está voltada para a cidade. Além disso, a parte habitacional representa um grande volume ao mesmo tempo em que cria uma forte relação com o exterior por meio do terraço e a escadaria.
Nos quatro níveis sobrepostos as escadas são rotacionadas em torno de todo o terreno como se orientassem o percurso entre interior e o exterior. Conforme se caminha ao longo da rua, as escadas surgem como uma extensão, entrando no prédio por cima dos trilhos elevados, continuando no interior do edifício.
Essas escadas criam um lugar que combina com o ambiente circundante, comprimindo e aumentando o espaço. Elas capturam os movimentos das pessoas embora estejam no centro do espaço. Isso incentivou a descoberta do lugar e a riqueza da experiência em visitá-lo.
Além disso, os moradores se espalham pelas ruas e nas escadas. Será uma manifestação da participação da cidade nos bairros, o que leva a casas particulares abrirem suas varandas com floreiras. Além disso, os terraços criados pelas escadas trazem luz e vento para a rua sem saída e criam um novo estilo de viver.
Desta forma, os edifícios que se erguem em resposta ao meio ambiente se movem lentamente pela cidade, e esperamos que conexões únicas sejam criadas aqui.