-
Arquitetos: Phidias Indonesia
- Área: 500 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Andreaswidi
-
Fabricantes: Blanco, Conwood, Dulux, Owens Corning, Philips, Roman Granite, Tiero, Toto, Trimble, ZWCAD
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada na área movimentada de Bekasi, West Java, Indonésia, esta casa foi projetada para ser um oásis para os seus residentes. A abordagem simples resultou em uma casa de estilo tropical contemporâneo. O objetivo principal da casa foi produzir um resfriamento passivo, otimizando a penetração da luz e o fluxo de ar em toda a residência, por meio da configuração do volume, dos cheios e vazios da fachada, e por sua materialidade.
A configuração do projeto produziu uma casa com três volumes, de forma a evitar um único bloco volumoso e maximizar a luz natural e o fluxo de ar. O primeiro volume abriga a sala de estar, o quarto principal e os outros três quartos. O segundo bloco incorpora a sala de jantar e o terceiro abriga a área de serviço. No acesso, os moradores são recebidos por uma elegante combinação de texturas, uma mescla de pedra, tijolos vazados na parede, ladrilho de granito no piso e madeira no forro e piso.
Seguindo para o foyer, uma combinação como a da entrada foi posicionada, sendo complementada pela mesa e os objetosdos moradores, que produzem um sentimento sereno e caseiro no acesso. O pátio privativo é um dos destaques da casa, além de ser um jardim, é também um espaço flexível para os moradores. O pátio unifica os principais espaços da casa, com um acesso físico e visual direto da sala de jantar, sala de estar e quarto principal. A paisagem simples, mas elegante, torna o pátio fácil de manter.
A sala de jantar e estar é um espaço confortável para os eventos familiares com vista exclusiva para o vazio. Além disso, as portas de correr transparentes permitem que o espaço interior se estenda ao exterior, física e visualmente. Por meio destas estratégias, os cômodos parecem ser mais espaçosos, além de enriquecer a experiência dos eventos familiares na casa.
Todos os quartos têm grandes janelas, de forma a manter a luz solar direta e o fluxo de ar constante. Cada quarto possui um enquadramento diferente da paisagem, o mais especial é o da suíte principal, com vista e acesso direto ao pátio, no qual a cada despertar os moradores podem sentir o frescor do gramado. A fachada foi criada a partir da combinação de grandes janelas, elementos vazados e paredes sólidas, complementadas por trepadeiras do tipo Lee Kwan Yew, que criam suavidade em resposta ao peso da parede e do concreto. Essas combinações trazem harmonia e equilíbrio à fachada.