-
Arquitetos: OCUPAR.estudio
- Área: 332 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:alberstudio
-
Fabricantes: AutoDesk, Chaos Group, Robert McNeel & Associates
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em uma comunidade semi-rural, mas bastante próxima à cidade, este projeto é concebido desde o início como um monólito inserido no terreno. Desta forma, responde a duas necessidades fundamentais. Por um lado, o edifício se integra ao ambiente construído, e ao mesmo tempo tende a se fundir com a paisagem, enquanto por outro lado, reforça o caráter de um espaço concebido para ser utilizado como uma fuga da vida urbana.
Do ponto mais alto do terreno e seguindo a inclinação natural para baixo, se desenvolve uma sequência de terraços em diferentes níveis. Assim, temos 3 terraços com 3 condições diferentes de incidência solar: o terraço coberto, que abriga um núcleo de serviço, cozinha e sala de estar com lareira, o terraço sombreado, que tem uma churrasqueira e um espaço para jantar, e, por fim, o terraço ao ar livre que contém basicamente a piscina.
Para sua construção, foram utilizadas técnicas de construção locais, bem como materiais artesanais e naturais que conferem um caráter vernacular ao projeto. Prova disso são as paredes de pedra quebrada, as telhas de argila recozida vermelha e o telhado de junco, para mencionar apenas alguns exemplos. O resto do terreno foi deixado intacto para que a vegetação natural pudesse ocupá-lo.