-
Arquitetos: Malbu Arquitetura e Interiores
- Área: 155 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Evelyn Muller
-
Fabricantes: Airold Paisagismo, Alba Barbosa, Cerâmica e cia, Codex Home, Dpot Objeto, Duar, Fanucchi Tapetes, Fastshop, Glasserie, Inova, JDK engenharia, Lili essence, Macário Movelaria, Marché Art de Vie, Master Serralheria, Metal ferco, Omega Light, Projeto Marmo, Protavi, Siron Franco, +8
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um apartamento com cara de hotel. O cliente que, até então, não residia em São Paulo, frequentava a cidade, constantemente, a trabalho. Há anos, hospedava-se em hotéis e, quando adquiriu seu novo apartamento, na própria capital paulistana, quis manter o estilo e também o conforto das instalações hoteleiras. A arquiteta Marcela Albuquerque promoveu a transformação do espaço, valendo-se de ambientes acolhedores e representativos, que seguem o estilo “rústico chique”. Para isso, nas áreas sociais, a base de materiais foi trabalhada em tons neutros e texturas contrastantes. Vale ainda dizer que, a curadoria do mobiliário, de design nacional, os objetos de arte popular do nordeste brasileiro, e as peças de arte do acervo do cliente, impulsionaram a criação de um clima leve e personalizado.
O ponto de partida para o projeto foram as duas jardineiras centrais do living. O prédio, onde se localiza o apartamento, foi inspirado em um ícone da arquitetura contemporânea, o célebre edifício “Bosco Verticale”, na capital da moda italiana, Milão. Nas palavras da arquiteta: “O grande sofá side-by-side permite um fluxo mais livre e valoriza a perspectiva, encaminhando o olhar para as duas grandes jardineiras, que são espécies de médio porte”. As espécies, adaptadas a ambientes internos, foram especificadas pela paisagista Isadora Airold, permitindo, assim, a integração visual do apartamento à vista externa. Esse cuidado reflete um novo jeito de morar urbano, em que o contraponto visual, entre o concreto e o verde, fornece aos moradores um verdadeiro contato diário com a natureza.
“Para atender às expectativas do cliente, buscamos traduzir a originalidade brasileira, por meio do contraste da madeira mais escura com o verde. Essa combinação trouxe o ar bucólico e sofisticado que buscava.” Na cozinha, o piso de mármore ganha destaque especial, subindo em toda extensão das paredes. Uniformizar piso e parede ajudou-nos a imprimir o conceito contemporâneo característico dos projetos de escritório. É possível analisar a linearidade do estilo proposto no desenho das marcenarias, desde as portas piso-teto, até os diferentes desenhos de puxadores.
Entre os pedidos solicitados pelo cliente, estava a criação de uma adega para 150 garrafas. Sua estrutura foi, cuidadosamente, desenhada com um “esqueleto” de vergalhões, acoplado a uma base de concreto aparente, retro iluminada por uma malha tensionada tensoflex. A suíte máster nasceu da junção de dois dormitórios e o piso de madeira carbonizada preta foi especificado com o objetivo de tornar o ambiente mais intimista. Também, realizou-se a ampliação do banho máster, com materiais rústicos, tais como pedras porosas e texturas craqueladas.