-
Arquitetos: Estúdio MRGB
- Área: 750 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Joana França
-
Fabricantes: Arquivo Contemporâneo, Arte ofício, Chance, Deca, Evviva Bertolini, Hill House, Marmoraria Alvorada, Porinari, Raspatac, TG Technical Group, Vidromex
Descrição enviada pela equipe de projeto. Distante cerca de 20km do centro do Plano Piloto de Brasília, o projeto da Casa Ribas debruça-se em um lote de dimensões não muito generosas e apropria-se dele de modo a equilibrar da melhor maneira possível o binômio privacidade e convívio social.
Quatro empenas em concreto armado dispostas no sentido longitudinal e distantes em quinze metros ancoram, entre seus limites, dois pavilhões metálicos paralelos divididos por um pátio. A organização inicial deste partido estrutura a casa de modo a dispor, sobre a superfícies destas peças suspensas, espaços íntimos e, sob sua sombra, espaços coletivos.
O pátio, elementro central na organização geral da casa, é disposto aqui de forma a trazer luz e vegetação panoramicamente aos espaços de convívio e de promover uma interlocução silente entre os dormitórios que pairam sobre o térreo.
As empenas, para além de sua função estática na ancoragem dos vigamentos metálicos dos pavilhões, também possuem um caráter infraestrutural - ora abrigam serviços no pavimento térreo, ora circulações no pavimento superior.
Pode-se dizer que o conjunto gerado pelas ações e interações de projeto resultam, portanto, em uma casa onde a reconfiguração de uma paisagem outrora inexistente seja suficientemente forte ao ponto de estabelecer diálogos, sejam estes mais silenciosos ou mais francos.