-
Arquitetos: Estúdio MRGB
- Área: 350 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Hermes Romão
-
Fabricantes: Chance, Deca, Dessine, Marmoraria Alvorada, Portinari, Veggas Design Solution
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Groba situa-se em uma área estritamente residencial. Localiza-se no Setor de Mansões Park Way, fora do perímetro urbano de preservação da cidade de Brasília. Tornou-se local de grande interesse diante da paisagem bucólica do cerrado. À luz dessas condicionantes pretéritas, o partido que estrutura arquitetonicamente o projeto é caracterizado por dois volumes distintos, que buscam dialogar com a planíce típica do cerrado brasiliense.
Hierarquicamente articulados, o bloco principal, cuja geometria rompe com os padrões convencionais das tipologias residenciais, convida o expectador a transpor a fronteira entre o domínio público e o privado, sutilmente delimitada pela esquadria frontal que confere transparência absoluta aos espaços. O convite à transposição revela-se, ademais, no acesso social, situado em cota inferior em relação à rua. A articulação entre os níveis é promovida por uma pequena esplanada, levemente inclinada, que conduz gradativamente o visitante a desvendar os espaços privativos da convivência familiar. Já o bloco secundário, de dimensões reduzidas, é mais simples e abriga parte do setor íntimo da residência. Há, portanto, em que pese a voluntária distinção plástica propositadamente estabelecida entre os volumes, um diálogo harmônico que confere singularidade à obra.
A técnica construtiva é simples. Apropria-se do pórtico em concreto armado como dispositivo essencial na obtenção de uma solução estrutural capaz de vencer um vão de aproximadamente seis metros de extensão no sentido transversal. Seis pórticos dispostos longitudinalmente, a cada quatro metros e sessenta, encerram a concepção estrutural do bloco principal. O travamento entre eles é assegurado por vigas longitudinais invertidas pela laje do primeiro pavimento e pelas lajes inclinadas da cobertura. Estas foram posicionadas estrategicamente com vistas a proporcionar um colchão de ar entre a estrutura e as vedações externas em telha metálica que recobrem todo o volume e asseguram um excelente conforto térmico à edificação. Já no bloco secundário, apresenta solução estrutural mais simples. Trata-se de um sistema convencional de pilares e vigas em concreto armado e fechamentos em alvenaria.
A intenção foi conceber, com abordagens projetuais simples e amparadas pelo rigor técnico, uma residência que se revelasse pela sua linguagem arquitetônica distinta, à altura das expectativas dos proprietários e em consonância com a rica paisagem do cerrado.