-
Arquitetos: Estudio Vertical Arquitetura
- Área: 2898 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Ronaldo Azambuja
-
Fabricantes: Alumínios Tubarão, Incomatelli, Investwood, NATUZZI
Descrição enviada pela equipe de projeto. A busca de identidade e singularidade foi a motivação inicial na concepção do projeto do edifício. Buscamos destacá-lo com uma arquitetura forte, precisa, elegante, generosa e convidativa. A entrada no térreo traz um estar aberto que faz uma conexão natural entre o espaço da cidade e o espaço privado do edifício de escritórios. Um alargamento da calçada, sombreado de dia e bem iluminado de noite.
Em sua fachada frontal o intuito foi contrastar com os edifícios adjacentes com uma empena cega de concreto, precisamente paginada com painel cimentício. O aspecto bruto, mas ao mesmo tempo refinado, demonstra que a materialidade forte e a ordenação visual resultam em uma elegância sem exageros. Na sua fachada lateral, voltada para Norte, o edifício é desenhado com brises horizontais, destacando a geometria com sombras, luzes e reflexos. O uso do brise não se resume à estética, mas controla a insolação e permite que o usuário possua uma vista permanente para a cidade, visto que o terreno ao lado não pode ser verticalizado devido a um curso de rio que corre junto a ele.
O edifício é finalizado com um elemento horizontal na cobertura, que chamamos de asa, com objetivo de destacar o terraço de lazer e deixar mais evidente os vãos estruturais de 7,50m adotados para todo o projeto. Os grandes vãos estruturais e a laje protendida foram fundamentais para que o edifício tenha uma planta livre e uma capacidade uniforme de sobrecarga; essa flexibilidade permite que o edifício possa se adaptar a qualquer uso, sendo sustentável ao longo do tempo.
O projeto de interiores dos espaços comuns segue a modernidade do exterior, desde a paleta de cores, os materiais e o mobiliário. A garagem também foi desenhada com cuidado, pois muitas vezes é por ela que o usuário tem o primeiro contato com o edifício. No ambiente da escada a cor viva e a sinalização evidente incentivam o uso.