-
Arquitetos: Lina Ghotmeh Architecture
- Área: 6413 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Iwan Baan, Takuji Shimmura
Descrição enviada pela equipe de projeto. Beirute é uma arqueologia permanente. Danificada 7 vezes ao longo dos tempos, a cidade conta a história de seus ancestrais. Atualmente, sua paisagem construída reflete sua história recente. Prédios em ruínas invadidos pela selva justapostos com casas tradicionais de telhas vermelhas que ainda testemunham a arquitetura desta cidade mediterrânea. Localizado na zona portuária, «Stone Garden» materializa a percepção do arquiteto sobre a sua terra natal.
O projeto surge com uma nova forma arquitetônica que traduz uma leitura espacial sensível da cidade. Partindo de seu contexto, retrata a capacidade da arquitetura de atuar como uma ferramenta de cura e um ator ativo na construção de resiliência em tempos de crise. Transformando eventos tumultuados em uma oportunidade criativa, a torre aparece como uma escultura desenhada em escala urbana. Amorfa, ela traduz a forma gerada pela regulamentação urbana. As suas aberturas, de vários tamanhos, guardam a memória da cidade e oferecem múltiplos enquadramentos do mar a partir do seu interior. Habitadas por árvores e jardins, as janelas convidam a natureza a subir ao céu de Beirute.
A variedade de seus tamanhos individualiza cada andar residencial gerando novas formas de espaços comuns. O projeto surge na cidade como uma emergência, sua pele é customizada. Tudo é feito pelas mãos de muitos trabalhadores que fogem das guerras vizinhas. Terra, cimento e fibras, a pele do edifício é desenhada e seu processo de fabricação é o resultado de experimentação incremental. Ele convida os artesãos a participarem da emoção da arquitetura, transformando-a em uma ferramenta de cura que aproxima as pessoas.
Hoje, a torre sobreviveu à grande explosão na cidade. Ela surge como uma arqueologia viva, uma hospedeira de vida, memória e natureza. Abriga espaços de convivência e também o "Mina Image Center", plataforma de arte dedicada à imagem, fotografia, debates e reflexões sobre o Oriente Médio.