Escola Rural Básica Cantino / Taller Viga Maestra

Escola Rural Básica Cantino / Taller Viga Maestra - Imagem 2 de 56Escola Rural Básica Cantino / Taller Viga Maestra - Imagem 3 de 56Escola Rural Básica Cantino / Taller Viga Maestra - Imagem 4 de 56Escola Rural Básica Cantino / Taller Viga Maestra - Imagem 5 de 56Escola Rural Básica Cantino / Taller Viga Maestra - Mais Imagens+ 51

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  762
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ACT 3D, AutoDesk, DesignBuilder, Timber, Topwood, Trimble Navigation
  • Arquiteto Responsavel: Jaime Andrés Gatica Martínez
  • Clientes: Prefeitura de Vilcun – Ministério da Educação – Secreduc Arucania
  • Engenharia: Jaime Chaperón Fonseca
  • Consultores: constructora pizarro
  • Colaboradores: Inspetores fiscais de projeto arquitetônico Jorge Vazquez Herrera, Município de Vilcun - Carla Valenzuela Campos, Secreduc Araucania - Maria Ribera Fonseca, Secreduc Araucania
  • Cidade: Vilcún
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Escola Rural Básica Cantino / Taller Viga Maestra - Imagem 6 de 56
© Rodrigo Pastor Pensa

Descrição enviada pela equipe de projeto. A obra está localizada em uma propriedade rural dentro de uma comunidade predominantemente Mapuche, e seus usuários são crianças camponesas que cultivam sobre a terra e praticam a criação de gado.

Escola Rural Básica Cantino / Taller Viga Maestra - Imagem 35 de 56
© Rodrigo Pastor Pensa

A Escola Rural Cantino é o único edifíio público nesta zona rural. Nela, a comunidade não apenas realiza as atividades de um centro educacional, mas suas instalações são transformadas em um importante ponto de encontro para as famílias que vivem neste Lof ou comunidade.

Escola Rural Básica Cantino / Taller Viga Maestra - Imagem 34 de 56
© Rodrigo Pastor Pensa

Do ponto de vista formal, embora o projeto esteja inserido dentro de uma comunidade indígena, a arquitetura proposta não procura abusar de formalismos que lembram a ruka como o único vestígio das construções do povo Mapuche, mas sim como uma síntese de certas variáveis de organização espacial dentro de sua cosmovisão, como a reunião em torno de um centro organizador e a criação de um eixo espacial no sentido leste-oeste, tão importante na forma como o povo Mapuche se relaciona com seu território.

Escola Rural Básica Cantino / Taller Viga Maestra - Imagem 44 de 56
Planta

Da mesma forma, trabalhamos com uma reinterpretação cromática dos têxteis característicos das paredes internas. A volumetria proposta se aproxima mais a uma arquitetura sulista, de leitura da água, compacta, simples, sem beiral, como as construções mais elementares do contexto rural: galpões, armazéns, celeiros dispersos na paisagem rural como grandes volumes que atuam como referências dentro do território.

Escola Rural Básica Cantino / Taller Viga Maestra - Imagem 22 de 56
© Rodrigo Pastor Pensa

A  madeira como material principal procura dar sentido a essa síntese de ruralidade e simplicidade, que tem uma presença, mas ao mesmo tempo se torna parte do entorno onde está localizada. O único espaço de significado cultural foi definido a pedido da comunidade educativa e consiste no desenho de um espaço cerimonial para orações onde será instalado o Canelo, uma árvore sagrada para os Mapuche.

Escola Rural Básica Cantino / Taller Viga Maestra - Imagem 18 de 56
© Rodrigo Pastor Pensa

O partido geral é organizado a partir de um espaço central contido na direção leste-oeste, que estabelece relações que vão desde o mais público até o mais privado.
Em relação ao norte-sul define-se o acesso, que reúne os fluxos da única rua do bairro que confronta, abrindo e promovendo seu papel público, como um ponto referencial dentro da comunidade.

Escola Rural Básica Cantino / Taller Viga Maestra - Imagem 47 de 56
Cortes 02

Os fluxos públicos são organizados a partir do acesso principal, estabelecendo a separação dos espaços do responsável ou visitante e dos estudantes. Os fluxos de serviço são definidos em sua extremidade leste; estes são separados de todas as atividades escolares para proteger as relações espaciais indesejadas.

Escola Rural Básica Cantino / Taller Viga Maestra - Imagem 14 de 56
© Rodrigo Pastor Pensa

A tipologia estrutural predominante foi executada em madeira estrutural de pinho e os elementos principais em madeira laminada. Esta solução estrutural foi modelada no software Cadwork e produzida com máquina de tecnologia CNC para a fabricação de peças de madeira pela empresa Timber, o que permitiu a execução de um trabalho limpo, em menos tempo, contribuindo para a redução da pegada de carbono, entre outros aspectos.

Escola Rural Básica Cantino / Taller Viga Maestra - Imagem 33 de 56
© Rodrigo Pastor Pensa

O trabalho tem altos padrões de projeto passivo e eficiência energética dado um contexto de invernos frios e verões quentes, o que permitiu obter a certificação "excepcional" através da metodologia CES.

Escola Rural Básica Cantino / Taller Viga Maestra - Imagem 49 de 56
Construtivo 01

O projeto incorpora elementos como o ganho solar direto para o aproveitamento ideal do sol nas áreas de maior tempo e uso, como salas de aula, escritórios e pátios cobertos. Desta forma, o consumo para aquecimento é reduzido. A estratégia é simples e visa ter o maior número possível de janelas e luz solar no norte, leste e oeste, dependendo de suas condições programáticas, reduzindo muito as janelas ao sul, orientando as salas frias como cozinhas, dispensas e banheiros nesta parte do edifício. A incidência solar norte excessiva e incômoda no verão, é controlada por elementos móveis que ajudam a diminuir a intensidade da luz nas salas de aula, dependendo das exigências de seu uso.

Escola Rural Básica Cantino / Taller Viga Maestra - Imagem 15 de 56
© Rodrigo Pastor Pensa

Diferentes tipos de isolamento térmico e sistemas de aquecimento de alto desempenho também foram estudados por meio de modelagem computadorizada, submetidos a diferentes cenários de uso do edifício, incorporando um envoltório térmico contínuo livre de pontes térmicas, forjado em celulose reciclada de papel jornal e uma fachada ventilada ao redor de todo o perímetro do envoltório.

Escola Rural Básica Cantino / Taller Viga Maestra - Imagem 11 de 56
© Rodrigo Pastor Pensa
Escola Rural Básica Cantino / Taller Viga Maestra - Imagem 26 de 56
© Rodrigo Pastor Pensa

Foi escolhido um sistema de caldeiras de biomassa de alta eficiência e sistemas de recuperação de calor, utilizando energia aerotérmica.

Escola Rural Básica Cantino / Taller Viga Maestra - Imagem 41 de 56
Processo de construção 01

Esta soma de fatores resulta em um edifício com baixa demanda de energia e um alto nível de conforto ambiental em seus ambientes internos, o que contribui significativamente para melhorar a qualidade de vida em uma região onde o investimento público é escasso, além de ajuda a melhorar as habilidades cognitivas no desenvolvimento intelectual das crianças.

Escola Rural Básica Cantino / Taller Viga Maestra - Imagem 7 de 56
© Rodrigo Pastor Pensa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Comunidade Indígena Juan Traipi, Codinhue/hijuela 61, Vilcún, Araucanía, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Rural Básica Cantino / Taller Viga Maestra" [Escuela Rural Básica Cantino / Taller Viga Maestra] 03 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/950740/escola-rural-basica-cantino-taller-viga-maestra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.