-
Arquitetos: Núcleo de Arquitetura Experimental
- Área: 68 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
-
Fabricantes: Lumini Brasil
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com dimensões reduzidas, ambientes isolados e pouca luminosidade, a planta original não oferecia o conforto, a funcionalidade e a versatilidade de usos desejados. Nossa proposta foi para remodelação completa da estrutura original do apartamento, com demolição total de todas as paredes divisórias, com exceção dos banheiros, que permaneceram. Para possibilitar futuras modificações e aumentar os espaços de armazenamento, o novo layout é completamente conformado por móveis em marcenaria, projetados especificamente para cada local e uso específicos.
Os acabamentos, principalmente as superfícies em pintura e as amadeiradas, são todas conformadas em painéis com portas, gavetas e revestimentos ocultos, trazendo amplitude de superfícies para todas as novas paredes do apartamento. A cozinha aberta, com bancada integrada a lavanderia e pé direito reduzido de altura 2,10m, conta com uma mesa móvel que pode ser deslocada para adicionar mais 2 lugares facilmente, ao colocarmos a mesa lateral/banco como apoio. O escritório, integrado ao espaço de estar e jantar, contém um sofá-cama beliche, podendo ser utilizado para hóspedes ao mesmo tempo que configura um recanto para leitura ou relaxamento.
Como resultado das propostas, temos um grande espaço social que integra hall, cozinha, jantar, estar e escritório, todos envoltos pela marcenaria minimalista que oculta as portas de acesso à área íntima e ao lavabo/banho. Os ambientes, compostos com peças assinadas de fotografia, escultura e pintura, permitem diferentes apropriações dos espaços.