-
Arquitetos: Ryu Mitarai & Associates, Architects
- Área: 74 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Kai Nakamura
-
Fabricantes: Kawashima Selkon, Tokyo-Koei
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício residencial foi construído próximo ao ponto de ônibus e a uma pequena caminhada do rio. Quando subi ao quarto pavimento, onde estava localizado o apartamento, foi impressionante admirar o verde do jardim através da janela e, para além dela, a paisagem se espalhava para longe. Imaginei como a família ficaria feliz se pudesse sentir a luz do sol, a brisa fresca e o atrito das folhas verdes todos os dias a partir das diversas janelas em formato de L.
Portanto, decidimos remover as paredes divisórias e o forro existente, de forma a criar um lugar de contemplação no peitoril da janela, dentro do esqueleto. A madeira de cicuta em perfis quadrados de 45 mm foi disposta em forma de nervura, de modo a circundar as janelas, e o compensado de 13 mm de espessura foi curvado. Duas chapas de compensado foram laminadas para acabamento e estrutura, expondo o material do tipo Lauan no lado interno da janela e uma superfície pintada de cinza, mais próximo do branco no lado oposto.
A madeira de lauan utilizada, foi encharcada com óleo natural, se tornando avermelhada como se tivesse voltado à vida. Quando a superfície áspera da madeira foi exposta aos feixes de luz do sol que transbordam da janela, os grãos de luz aparecem como sombras suaves, dando-me uma sensação de calor e calma indescritível.
Além disso, uma nervura horizontal que funciona como uma estrutura interna da parede curva, configura uma estante. Quando os livros e objetos estiverem posicionados, o lugar favorito será criado naturalmente. Além disso, ao redor da janela, o compensado com acabamento foi esticado para dentro como se estendesse a superfície da parede e da viga superior. Ao ocultar a complicada moldura do caixilho de alumínio existente, pensamos que não apenas o verde externo poderia ser sentido mais próximo, mas também uma rica profundidade poderia ser criada nas camadas sobrepostas no peitoril da janela.
Desta forma, utilizamos a madeira para criar um local aconchegante, de forma que as janelas fossem acentuadas. Espero que as famílias possam desfrutar o espaço, enquanto se sintam confortáveis com as suaves flutuações da natureza.