-
Arquitetos: Estúdio Mangava, Júlia Figueiredo
- Área: 180 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Lela Leme
-
Fabricantes: AutoCAD, Bonaluce Iluminação, Indusparquet, Pedras Capricórnio, Portobello, Tramontina
Descrição enviada pela equipe de projeto. Desenhado para uma família que busca encontrar em seu lar o reflexo do equilíbrio que cultivam. Da paleta de cores neutras, aos detalhes com materiais naturais, buscamos promover o aconchego do lar no estilo minimalista dos moradores. Apartamento de 180m², localizado em uma região estratégica de Campinas, com pé direito generoso e vista privilegiada para a paisagem urbana. O projeto buscou ampliar o espaço central incorporando a varanda externa ao ambiente interno. Essa expansão, possibilitou outros desenhos de piso que valorizam as linhas e eixos do projeto, guiando o olhar pelo espaço, através da composição geométrica de materiais, luz e sombras.
Ao entrar, foi proposto um hall em cumaru que anuncia a experiência estética de forma concentrada, a entrada escura, aumenta significativamente o contraste com a luz externa intensa vinda do outro extremo. A organização tipológica do edifício, gera um pé direito duplo nos espaços centrais, e simples na área íntima. Porém, na tipologia de 3 dormitórios, a sala conta com os dois tipos de espaço no mesmo ambiente, essa mudança espacial foi explorada no projeto, a fim de encaixar o escritório da família em um local central, mas ainda assim reservado.
Os ambientes da cozinha e lavanderia, foram projetados de forma funcional, seguindo a linguagem da marcenaria em armários claros e bem iluminados. Já nos quartos, os armários em tons escuros de madeira, juntamente com outros elementos, promovem ambientes mais aconchegantes.
A composição entre os materiais foi elaborada com base na relação dos moradores com os elementos naturais. Portanto, a busca pelo equilíbrio entre tons terrosos e amadeirados que esquentam, e os tons verdes e brancos mais frios, resultou em espaços harmônicos distribuídos de forma fluida pelos 180m².