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Arquitetos: LMN Architects
- Ano: 2020
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Fotografias:Adam Hunter / LMN Architects
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Fabricantes: AutoDesk, Boca Flasher, McNeel, Mt. Norway Fabrication, Olympian Precast, U.S. Rubber, thyssenkrupp
Descrição enviada pela equipe de projeto. Elevando a infraestrutura utilitária a um recurso comunitário cuidadosamente projetado, a Ponte Grand Avenue Park destaca o valor de repensar o desenho no domínio público. A ponte transforma a orla de Everett, estabelecendo uma nova conexão entre o histórico Grand Avenue Park e o distrito portuário em desenvolvimento da cidade. Na recente inauguração da ponte, a prefeita Cassie Franklin comentou: “É uma bela ponte, é uma infraestrutura urbana que fará parte da nossa cidade por muitas gerações. É um novo recurso maravilhoso.”
A nova ponte resolve uma sequência complicada de mudanças de nível e necessidades em uma nova forma improvável que tece rampas de pedestres e escadas acima, ao redor e dentro de uma treliça inclinada, apresentando um novo cruzamento convidativo do Grand Avenue Park para a orla. Em toda a sua extensão de 78 metros, a ponte suporta grandes veículos enquanto conecta uma rede de linhas elétricas existentes, uma rodovia de cinco pistas e os trilhos do trem BNSF na base de uma encosta íngreme de 24 metros de altura, tudo isso preservando as vistas do parque acima. Em parte, as vistas incríveis são preservadas pela entrada única no topo da ponte, de forma que a maior parte da sua estrutura fica abaixo do Grand Avenue Park.
O desenho é pragmático e econômico. A forma de treliça responde diretamente às suas necessidades programáticas, enquanto relembra a forma e o caráter das treliças das ferrovias tradicionais encontradas no noroeste do Pacífico. Os elementos estruturais são construídos com aço resistente às intempéries, uma forma bruta que usa ferrugem para formar uma camada protetora, fornecendo resistência à corrosão e melhorando a capacidade de manutenção da ponte ao longo do tempo. Envolvendo e percorrendo a treliça, o guarda-corpo brilhante com painéis de alumínio prateado também serve como o sistema de orientação, contrastando com o caráter bruto da treliça enferrujada.
O guarda-corpo apresenta uma perfuração personalizada que é inspirada nas formas do ambiente natural circundante. A densidade variada das perfurações foi projetada para aumentar a refletividade da iluminação artificial, melhorando o desempenho das luzes lineares integradas na parte superior do trilho enquanto minimiza o brilho e a poluição luminosa. Cada painel de alumínio é único, respondendo à geometria da ponte, vistas e aos vários requisitos normativos de um guarda-corpo.
A geometria dos 400 painéis de alumínio foi gerada por meio de um script de computador, automatizando o layout, a numeração e a produção das peças cortadas. Um arquivo separado de cada painel foi fornecido ao fabricante e controlado numericamente por computador (CNC). O diretor da LMN, Scott Crawford, diz que “a experimentação da LMN com nossa própria máquina CNC para fabricar maquetes em escala real foi essencial para refinar a escala do padrão, ajustar a quantidade de área para a reflexão da luz e testar os arquivos de corte digital. Essa estreita colaboração permitiu uma solução perfeitamente ajustada ao seu contexto. ”
A sobreposição dos elementos da treliça em grande escala e perfurações em pequena escala cria uma experiência dinâmica de luz e sombra ao longo do caminho. Um elevador alto de concreto e um núcleo de utilidades servem como limite oeste, suas paredes de concreto com o mesmo padrão de perfuração e envoltas em uma escada leva ao calçadão à beira-mar no nível de pedestres.
A presença icônica da ponte está enraizada na inesperada justaposição formal do arrojado e delicado, rústico e refinado, simétrico e assimétrico, por dentro e por fora. Desde a sua conclusão no final de agosto, a Ponte Grand Avenue Park se tornou um destino popular, melhorando a vida de pedestres do bairro noroeste e o crescente distrito de uso misto à beira-mar. Ao abraçar uma abordagem pragmática criativa, o desenho atende às demandas funcionais e estéticas, entrelaçando a infraestrutura urbana na vida da cidade e se tornando um catalisador para a contínua revitalização da comunidade.