-
Arquitetos: Stefan Hitthaler
- Área: 63 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Harald Wisthaler
-
Fabricantes: Softtech
Descrição enviada pela equipe de projeto. A principal característica da "cabana na montanha Gasteiger", hoje, é sua forma extremamente moderna, porém, simples. O arquiteto Josef Lackner, baseado em Innsbruck, projetou uma estrutura em uma colina em Brunico em 1972/73. Um lugar rodeado por uma paisagem maravilhosa realçada por uma casa extraordinária. A casa é um prisma de cinco lados sustentado por seis pequenos pilares de concreto. Nas laterais do cômodo principal há duas camas grandes, enquanto na parte posterior, à direita e à esquerda da lareira e da cozinha, estão as duas camas menores.
Essa casa foi renovada e ampliada em conexão com o projeto anterior. O novo desenho proporciona maior facilidade de uso e conforto graças ao aumento do isolamento térmico e à instalação de piso aquecido com bomba de calor e ventilação. Todas essas soluções geram maior economia de energia. Estas intervenções não comprometeram a ideia e a qualidade estrutural da cobertura exterior ou interior.
A casa foi aprimorada graças à instalação de uma ducha e um banheiro no subsolo. A cozinha ficou muito mais iluminada porque algumas janelas foram adicionadas nos cantos laterais da fachada norte e os dormitórios ficaram mais amplos e também iluminados. No subsolo, a luz solar entra por um cubo de vidro acima da escada e algumas faixas de LED horizontais e verticais criam uma atmosfera semelhante à que Lackner criou na sala principal através das janelas e iluminação indireta.
A varanda da cabana foi substituída por uma construção leve feita de pequenas vigas de madeira. Vigas de aço diagonais fixadas aos pilares de concreto sustentam essa estrutura. Esta nova solução oferece o dobro de espaço do que antes. Quando a escada de acesso, feita de aço corten, desaparece na parede do lado esquerdo como uma escada de um OVNI, a casa inteira parece flutuar do solo inclinado para o sul. Em Breitenberg, Stefan Hitthaler conseguiu converter uma casa de férias desatualizada em um novo volume funcional. Um exemplo de renovação criativa e respeitosa da obra-prima arquitetônica original.