-
Arquitetos: AGRA Anzellini Garcia-Reyes Arquitectos
- Área: 93 m²
- Ano: 2017
-
Fotografías:Courtesy of AGRA arquitectos
-
Fabricantes: AMICAMP, Asociación de productores de Chibolos, Construferretero San Marcos, Domingo Madera, Ultracem
Descrição enviada pela equipe de projeto. A subregião de La Mojana, localizada na Depressão Momposina, na região do Caribe colombiano, é propensa à pobreza extrema como resultado da dinâmica social e ambiental da última década. O projeto foi concebido como resposta às enchentes extremas que surgiram desde 2010.
Esta residência adaptativa nasceu como uma proposta para promover a resiliência nas comunidades da subregião de La Mojana, cujos habitantes são vulneráveis aos efeitos da mudança climática (chuvas intensas e secas) e intervenções humanas impróprias (pastos e diques). O objetivo é, portanto, criar um projeto flexível, utilizando tipologias, materiais e técnicas vernaculares e industrializadas, para responder efetivamente às necessidades de habitabilidade e ao clima. O projeto foi construído com materiais tradicionais de uso local, como Palma Amarga, estanho Corozo e madeira. Materiais convencionais como o concreto e o aço também foram utilizados.
Durante todo o processo, a participação comunitária foi de vital importância para a formulação e construção do projeto, que é o resultado de um concurso público realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e financiado pelo Ministério do Meio Ambiente, Fundo de Adaptação Global e PNUD; com a participação do Fundo de Adaptação Colombiano.
O projeto pretende exemplificar e promover a implementação de tipologias, materiais e técnicas como palma e madeira combinados com recursos de origem industrial, como telhados de zinco e blocos de cimento. Os telhados de palha tradicionais feitos de fibras de palma foram utilizados pela equipe para melhorar o conforto térmico.
O método do "Conhecimento Coletivo" é usado para garantir a apropriação pelos habitantes de todos os elementos relacionados à moradia, tais como os espaços domésticos, as técnicas aplicadas, a relação com os processos produtivos e a conexão com os vizinhos e os espaços públicos adjacentes. Todos os elementos são integrados e socializados com a comunidade. Uma extensa reprodução deste projeto foi desenvolvida pelas comunidades e instituições que, em ambos os casos, o consideram um caso de sucesso.