-
Arquitetos: DnA
- Área: 1647 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Ziling Wang, Dan Han
Descrição enviada pela equipe de projeto. As montanhas Dushan representam o mais icônico marco da região do condado de Songyang, além de funcionarem também como um retiro do centro urbano. É nesta região onde está localizado o novo Centro de Lazer Dushan, em um terreno triangular próximo ao rio Songyin, o maior rio do condado.
O projeto do Centro de Lazer Dushan é um dos pontos chave do projeto de turismo do Songyin River Scenic District Development, e incluí um centro de visitas, um centro esportivo para esportes aquáticos e uma academia para atletas de esportes aquáticos.
Considerando a localidade do terreno, os arquitetos enxergaram esse projeto como o primeiro ponto de compartilhamento entre os residentes locais e turistas, aproveitando do parque como espaço de encontro. Os programas arquitetônicos foram organizados em espiral, com o centro de visitantes no centro, e a academia no final, conectados por uma passarela sentido leste-oeste.
Um dique em forma de C faz a conexão com o rio Songyin e também funciona como uma passagem para pedestres, bicicletas e veículos elétricos que transportam os turistas. A configuração do projeto propõe uma passarela ondulada situada acima do terreno, com vistas constantes das montanhas e da água.
O projeto adota uma estrutura de madeira, considerando as vantagens de ser uma construção de baixa pegada de carbono e sua qualidade. Paredes de vidro com gradiente de transparência trazem uma mudança gradual de sombreamento na fachada, como uma superfície enevoada na água. Camadas de espaços internos e externos criam um jogo de vistas, remetendo aos tradicionais jardins chineses e seu paisagismo.
A sala de meditação, localizada no segundo pavimento é também uma sala multiuso. A abertura na cobertura cria um jogo de sombra, o qual tem seu desenho reproduzido no piso com padrões de bronze, criando um diálogo entre a natureza e o tempo.