-
Arquitetos: CAUKIN Studio
- Área: 130 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Katie Edwards
-
Fabricantes: Buildex
Descrição enviada pela equipe de projeto. O CAUKIN Studio projetou e construiu um empreendimento social trabalhando ao lado da comunidade de Ranwas e de participantes internacionais de todo o mundo para desenvolver uma sala de aula, uma biblioteca e um escritório depois que o ciclone Pam devastou as edificações escolares anteriores. Após 8 semanas de construção, o espaço concluído combina uma estrutura de madeira resistente a ciclones, revestimento de bambu, tecido, policarbonato e telhas de metal para criar um ambiente de aprendizado bem iluminado e ventilado. O espaço da biblioteca lida com a umidade extrema por meio de estratégias de design passivas cuidadosamente consideradas, permitindo que a vida útil dos livros seja prolongada.
Em 2015, o pior desastre natural que atingiu Vanuatu, o ciclone Pam, deixou grande parte do país devastado. A Escola Primária Ranwas foi destruída, e as crianças passaram a ser ensinadas em abrigos temporários inadequados. O Projeto Tanbok, uma ONG criada após o desastre natural, identificou não apenas a necessidade de novas salas de aula, mas também de um espaço de biblioteca que pudesse suportar o clima severo local.
Devido à localização de Ranwas dentro da ilha montanhosa, a edificação está sujeita a umidade muito alta durante a maior parte do ano, chegando a 99%. Para prolongar a vida útil dos livros e materiais didáticos, era fundamental que o projeto aplicasse estratégias passivas para reduzir a umidade relativa. Os livros da biblioteca são armazenados em um espaço fechado que usa telhas de metal escuro para aumentar a temperatura do ar e, portanto, reduzir a umidade relativa, mantendo uma atmosfera mais seca para os livros. A ventilação permite um fluxo contínuo de ar que retira a umidade da estrutura enquanto ela é aquecida pelo sol nas telhas escuras. O desenho das prateleiras neste espaço cria espaçadores regulares entre os livros, garantindo que o ar possa passar sobre uma área de superfície maior dos livros, absorvendo a umidade no processo.
Uma escada central na biblioteca leva a um pequeno mezanino que se abre acima da varanda por uma porta circular, criando um espaço de leitura pequeno, iluminado e aconchegante para as crianças.
As paredes de bambu trançado utilizam o material altamente sustentável e os artesãos locais criam um revestimento respirável e durável a custo zero - permitindo que a manutenção futura seja realizada pela comunidade de forma independente. As grandes janelas que correm de cada lado da sala de aula trazem luz natural, bem como ventilação cruzada, um forte contraste com a antiga edificação da escola, escura e úmida.
A construção do projeto ocorreu ao longo de 8 semanas, com uma equipe de 15 participantes internacionais de escolas e práticas de arquitetura, desenvolvendo o projeto ao lado de mais de 50 trabalhadores locais. Grande parte do detalhamento aconteceu simultaneamente à construção do projeto, com todos os participantes morando na vila de Ranwas e ganhando experiência e conhecimento por meio da imersão cultural.
No dia 6 de abril de 2020, o ciclone Harold, um ciclone tropical severo de categoria 5 destruiu Vanuatu, passando diretamente pela vila de Ranwas. Estima-se que 90% das edificações na Ilha de Pentecostes foram seriamente danificadas ou destruídas, com apenas 3 sobreviventes na vila de Ranwas, incluindo a construção da nova escola.