-
Arquitetos: Jaime Sepulcre Bernad
- Área: 290 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:David Frutos Ruiz
-
Fabricantes: Cosentino, Barossi, Durmi, MEISTER, Technal
Descrição enviada pela equipe de projeto. A proposta desta casa procura fundir a tipologia da casa pátio mediterrânea com a tradição local da casa rural de Elche que se caracteriza pelo uso singular da varanda voltada para o sul.
Com base na fusão de ambos os elementos, a casa ganha sua forma ao se desdobrar em torno de um espaço gerador que chamamos de "patioporche". Na casa patioporche, os espaços internos abraçam um espaço externo íntimo, protegido e coberto, que ao mesmo tempo se abre para o céu, criando uma espécie de "yin yang de sol e sombra". Além de envolver este "exterior interiorizado", a casa também se abre e se projeta para o sul, onde ficam a piscina e o jardim.
O hall de entrada desta casa é um espaço de chegada que te projeta repentinamente para o exterior, para a patioporche. Tem-se a sensação de que se está entrando numa área externa. Do hall, se tem uma ampla e completa visão de toda a casa e, de lá, pode-se transitar de forma muito natural para ambos os lados, tanto para acessar o braço com as áreas sociais como o braço de espaços mais privados.