-
Arquitetos: Mezzo Atelier
- Área: 260 m²
- Ano: 2014
-
Fabricantes: AutoDesk, Bosch, CFB, CRZ, DANESI, EDILNOVA, Grohe, HOME RESTYLERS, Hatria, Hoppe, Ideal Standard, Irsap, LICATA+GREUTOL, Leca, Mapei, Mutina, O/M Light - Osvaldo Matos, Philips, Pozzi Ginori, Schüco, +3
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto, localizado na zona rural de Piacenza, norte da Itália, é uma adaptação de um antigo galinheiro industrial em um espaço flexível de trabalho e de moradia que pode ser facilmente transformado no futuro de acordo com as necessidades dos proprietários.
Os dois espaços vazios, com 110m² cada, são apenas uma parte do edifício existente que com o tempo passou a comportar várias funções, desde habitação a armazéns. Um dos módulos fica praticamente vazio para abrigar a marcenaria do escritório, enquanto o outro une a área de trabalho com a casa. Os espaços estão divididos ao longo de um cubo central com áreas de serviço e a escada, de onde correm portas de correr para abrir ou fechar as diferentes partes do programa. A zona central, com altura inferior, comporta o piso superior com 2 quartos e banheiro.
A entrada e os escritórios, com pé direito alto, observam uma fachada interior fazendo a separação entre as áreas de trabalho e de estar. Enquanto abertas, as portas deslizantes de madeira os transformam em uma grande sala contínua. Uma parte da cobertura existente é retirada para dar lugar a um pátio que traz luz e a relação do campo com os espaços interiores, gerando interessantes pontos de vistas cruzadas entre as divisões.
O caráter industrial da edificação é mantido e reforçado com a estrutura de aço para as novas construções do bloco intermediário e também com as soluções de baixo custo, como os acabamentos brutos das novas paredes e piso de concreto, enquanto os móveis e portas de madeira adicionam calor aos interiores.