-
Arquitetos: Studio Saxe
- Área: 615 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Andres Garcia Lachner
Descrição enviada pela equipe de projeto. Concebido como uma expansão da estrutura do Hotel Gilded Iguana localizado na cidade de Nosara, na costa oeste da Costa Rica, o Centro Atlético foi projetado como um pequeno ponto de encontro entre às árvores, criando um espaço público aberto e convidativo onde moradores e visitantes se encontram para compartilhar interesses semelhantes por uma vida ativa e saudável.
Implantado no coração da cidade de Nosara, o edifício atua como um aglutinador social, incorporando ainda uma série de diferentes programas: uma loja de surfe, uma loja de bicicletas, uma academia de ginástica e espaços para a prática de jiu-jitsu e ioga—o ambiente perfeito para quem deseja visitar a Costa Rica em busca de aventura e diversão.
Entusiasmados pelo cliente, os arquitetos do Studio Saxe passaram a explorar diferentes formas para adaptar o complexo programa do edifício em uma estrutura simples, aberta e convidativa à paisagem selvagem e a comunidade local de Nosara. Desta forma, o projeto do Centro Atlético pretende promover uma relação simbiótica entre a atividade humana e a natureza, potencializando a sensação de tranquilidade e bem-estar.
Pensando nisso, os arquitetos decidiram por fragmentar o volume do vasto programa para assim encaixá-lo entre as pequenas clareiras do terreno, conectando posteriormente estes edifícios através de passarelas e calçadas, criando assim um espaço de domínio público que o integra também à paisagem urbana do centro de Nosara. Como consequências foram criados uma série de pátios públicos interiores que aproximam o diversificado programa da natureza ao mesmo tempo que proporcionam sombra e proteção aos visitantes. Trabalhando em estreita colaboração com uma vasta equipe de engenharia, o Studio Saxe conseguiu alocar as fundações dos edifício de tal modo que as raízes das árvores posam seguir crescendo, acomodando os edifícios de forma a causar o mínimo impacto possível na paisagem natural existente.
O sistema construtivo utilizado na construção do Centro Atlético de Nosara está composto por uma estrutura pré-fabricada de aço, a qual foi produzida fora do local e instalada rapidamente no terreno para minimizar o impacto da obra. Nós do Studio Saxe acreditamos que o processo de construção deve ser sempre simples e discreto, responder ao ambiente natural e as suas complexas ecologias. Posteriormente, revestimos a estrutura principal de edifício com madeira de teca, criando ainda longos beirais que protegem todas as fachadas do sol forte e das chuvas frequentes.
O projeto do Centro Atlético foi inteiramente concebido através de um sistema construtivo modular com a intenção de causar o menor impacto possível na paisagem natural. Ele foi projetado para preservar e proteger a fauna e a flora existentes, fragmentando o volume do edifício em pequenos componentes que nos permitiram distribuir o programa em meio as árvores. Seus generosos beirais não apenas protegem os espaços interiores do sol escaldante e da chuva, mas também servem para captar água da chuva, a qual pode ser posteriormente reutilizada nos sistemas mecânicos do edifício e para irrigação dos jardins. A madeira de teca foi combinada com outros materiais locais, criando uma estrutura resistente e de baixa manutenção ao mesmo tempo que se utiliza de técnicas de construção modernas. A orientação e disposição dos volumes assim como as projeções do telhado foram planejadas de acordo com uma série de estratégias bioclimáticas incorporados no processo de projeto, onde a orientação solar, os ventos dominantes, o ruído, a poeira e outros fatores foram também considerados para permitir que o edifício opere com um consumo mínimo de energia.