-
Arquitetos: gruta.arquitetos
- Área: 220 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Daniel Santo
-
Fabricantes: Hunter Douglas, AutoDesk, Baurupisos, Coifas Hidrolar, Ecoportinari, Insttec, JM Pisos, Pormade
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com área de 220m², o projeto organiza espaço social, privativo e serviço sob um pano único de cobertura. Duas vigas de perímetro, longitudinais, em concreto armado, conduzem a estrutura para as extremidades que poiadas sobre 4 pilares, permitem desate entre cobertura e bloco. A configuração esparsa cria a possibilidade para iluminação zenital e ventilação cruzada integral enquanto o trecho aéreo de uma das vigas que cruza o átrio central, bloqueia a incidência solar direta aos ambientes de estar, permite a insolação na piscina e jardim.
O átrio, posto como interlocutor entre os programas do projeto, absorve a permeabilidade das áreas descomprimindo a integração adensada num lote com área de 360m². A diagramação dos compartimentos da casa estão entrepostos pela área de estar e conectados por acessos central e lateral permitindo percurso desobstruído por todas as zonas, preenchidas ou ociosas. Há a preocupação em desmantelar os limites entre edificação e lote, reconfigurando as áreas permeáveis e levando a paisagem para o roteiro definitivo da residência.
A materialidade imprimida na casa conduz o contexto geral à singularidade possibilitando diálogo entre os elementos e descontinuando os espaços com delicadeza. O concreto aparente da estrutura descansa sobre um bloco de pedras miracema e sobre painéis metálicos acinzentados, permitindo a clareza na percepção dos elementos arquitetônicos e como estes se comportam dentro da integralidade do projeto.