-
Arquitetos: Jima Design
- Área: 131 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Kazushi Hirano
-
Fabricantes: Koizumi, NISC COLOR, Sanwa, Takara Standard
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Hasami é uma casa projetada a partir do mote da diversidade espacial como objetivo. Em geral passamos muito tempo em uma gama limitada de projetos espaciais. As crianças crescem em caixas quadradas que são seus quartos e as salas de estar. Elas vão de casa para a escola para mais salas-caixas. Não há dúvida de que as crianças se sentem e agem melhor quando estão ao ar livre e sem restrições. Portanto, além disso, a criação de espaços que simulam um ambiente mais natural foi importante para o desenvolvimento desta casa. As paredes não são feitas em ângulos de 90° e algumas delas são até curvadas.
As paredes não só são interessantes por si mesmas, mas também trabalham para criar espaços de forma inusitada para que a família possa aproveitar. A casa é essencialmente uma grande sala com estes espaços incomuns criados dentro dela. Com excessão do banheiro, não há outros ambientes individuais. Os espaços com formas incomuns e ausência de cômodos fechados dão ao cérebro das crianças uma visão e experiência diferentes daquelas às quais elas normalmente estão expostas em sua vida cotidiana.
Além disso, ao variar os materiais, ângulos, cores e dimensões das paredes, criou-se um ambiente que é física e mentalmente estimulante para manter a família saudável. Sabemos que precisamos movimentar nossos corpos para sermos fisicamente saudáveis e que precisamos exercitar nossos cérebros para evitar sua deterioração. Para aumentar o movimento físico, há uma parede de escalada para as crianças terem acesso ao segundo andar e um grande degrau elevado na área de estar. Os padrões de movimento dentro da casa são projetados para que haja mais de uma maneira de acessar as diferentes áreas, criando situações de escolha para nossos cérebros. As formas, cores e espaços incomuns intrigam o cérebro e representam um elemento de diversão à casa.
Finalmente, a família é proprietária de uma pequena fábrica que exporta tesouras artesanais de qualidade, por isso foi decidido que a tesoura seria o tema do projeto. Traduzindo "tesoura" em japonês, a casa se tornou a Residência Hasami. Desta forma, a casa é completamente original e tem um significado especial para a família. Olhando para o segundo pavimento, é possível identificar este motivo nos ângulos das paredes. Outras referências a ele também estão nos puxadores das portas personalizadas.
O maior desafio na concepção deste projeto não foi apenas criar uma variedade de propostas espaciais que impressionassem os membros da família, mas também desenhá-las para que se conectassem umas com as outras. Uma casa normal é como uma caixa de brinquedos cheia de blocos de madeira empilhados uns sobre os outros, no entanto, aqui está uma residência cheia de cubos, esferas, cones e pirâmides. Conectar estas diferentes formas foi o maior desafio deste projeto. A obra completa é uma coleção única de espaços que permite aos membros da família ter uma sensação completamente diferente em qualquer espaço que eles escolham para passar seu tempo.