-
Arquitetos: Dreier Frenzel Architecture + Communication
- Área: 670 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Eik Frenzel, Matthieu Gafsou
-
Fabricantes: Finstral, Kästli Storen, Miroiterie, Ménétrey-Lift
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Immeuble Verdeaux é um edifício residencial multifamiliar localizado em um lote triangular em Renens, na Suíça. A geometria do lote trouxe limitações que foram superadas com o projeto. Uma das estratégias, por exemplo, foi retirar a circulação vertical de dentro do edifício, maximizando cada pavimento. A tipologia, atua duplamente, por um lado com espaços noturnos mais generosos e livres, e por outro lado, espaços diurnos com recortes e irregularidades em seu limite.
Os limites do terreno determinam a forma do edifício, um triângulo retângulo com dois cantos truncados. Na fachada, a espacialidade interna evoca os "fractais" ao propor uma geometria ortogonal para os dormitórios. Com a definição desses dois espaços, propõe-se uma contraforma intersticial que abriga os espaços diurnos como hall de entrada, cozinha, sala de jantar, sala de estar e escritório, e os organiza em sequeência, considerando as irregularidades dos espaços disponíveis.
Com o objetivo de maximizar a superfície rentável em um pequeno terreno, as escadas foram dispostas na fachada, o que permite a otimização das tipologias dos flats, ao serem agrupadas as áreas molhadas, como banheiros e cozinha, e também o elevador em volta de um pequeno core. Na fachada, o arranjo visual das varandas garante a integração dos lances de escada, ao mesmo tempo em que reforça a identidade coletiva do edifício.
O projeto busca integrar o ambiente a partir da reinterpretação de elementos do século XIX que podem ser vistos nos edifícios vizinhos como fachada autoportante, mansardas, janelas francesas, marcações de caixilhos de janelas, varandas salientes e grades.