-
Arquitetos: GRAFT
- Área: 32000 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Bttr GmbH, Trockland Management GmbH
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na rua Hauptstrasse em Berlim, o Schöneberg GRAFT revitalizou as instalações históricas dos correios, expandindo-as com dois novos edifícios e convertendo as coberturas originais para fins comerciais. Assim, foi criado um conjunto moderno de 32.000m² acessível ao público, composto por escritórios, restaurantes, lojas e apartamentos. A área ao redor do complexo de edifícios é um dos bairros residenciais mais movimentados da cidade, com restaurantes e lojas como imãs, bem como espaços verdes a uma curta distância. A Hauptstrasse conecta o sudoeste de Berlim com o centro da cidade e, portanto, tem grande popularidade.
Os edifícios dos correios, protegidos como monumentos históricos, estão distribuídos por cerca de 11.700m². Os volumes existentes dividem a área em vários pátios internos, todos os quais foram atualizados, mantendo seu caráter comercial original. Os diferentes edifícios distinguem-se pelo seu carácter individual resultante do seu desenvolvimento ao longo das décadas. De acordo com a estrutura do edifício existente, as coberturas anteriormente não utilizadas foram renovadas pela GRAFT de acordo com o modelo histórico e as normas de proteção de monumentos históricos.
Os telhados foram equipados com janelas adicionais, enquanto as empenas impressionantes foram mantidas para conferir ao interior um ambiente caseiro. As unidades comerciais não têm barreiras. As intervenções na estrutura dos telhados historicamente protegidos servem para preservar o edifício e sua utilização contínua contribui para a identidade do bairro de Berlim.
Os novos edifícios foram também compostos por fachadas de tijolo para se integrarem no conjunto histórico, adotando e ampliando a tradição das estruturas historicamente protegidas. No estilo das passagens do pátio histórico, o edifício recebeu um amplo acesso desde a Hauptstrasse para o pátio interno. Por meio de tecnologia de ponta, alvenaria e geometria, monumento histórico e as estratégias de design paramétrico do século XXI foram artisticamente combinados.