-
Arquitetos: RAWI Arquitetura + Design
- Área: 145 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Alexandre Disaro
-
Fabricantes: Alberflex, Averaldo Decorações, Bastos Esquadrias, Cavaletti, Cremme, Fernando Jaeger, Ladrilhos, Lumini, Líder Interiores, Minimal Design, Novaes Ferreira, REKA, Voko
Descrição enviada pela equipe de projeto. A intervenção nesse conjunto, de 145m², situado em um dos edifícios mais importantes de São Paulo e ícone da arquitetura paulista moderna, proporcionou um desafio em como organizar os ambientes para que o programa do Escritório de Advocacia coubesse no espaço. O Edifico Itália, construído em 1953, com projeto executado pelo arquiteto Franz Heep, tem uma implantação que gera um formato arredondado em cada pavimento, o que se torna um desafio para o ato de projetar. Sua fachada é totalmente de brise-soleil o que permite para quem está no conjunto um controle da luz que entra nos espaços, além de trazer visuais muito agradáveis para quem está no interior do escritório. Os materiais escolhidos tiveram papel fundamental para trazer identidade ao local.
A escolha em deixar os dois pilares circulares e o teto da recepção em concreto aparente, remete a uma vontade de evidenciar a estrutura desse edifício singular. Os ladrilhos hidráulicos utilizados na copa e lavabos espelha uma contemporaneidade sem deixar de trazer a essência própria desse material. A copa se coloca como um espaço celebrativo para a equipe do escritório, onde podem ter momentos de descompressão durante a rotina, além de servir como apoio às reuniões da empresa. A intenção de fazê-la toda na cor azul por conta da identidade da empresa, tem também como intenção estabelecer uma unidade compositiva do espaço, criando um grande monobloco. Este monobloco se abre e se fecha totalmente por meio de painéis de madeira, trazendo irreverência e personalidade ao espaço, além de se adequar à diferentes usos.
Assim como esse ambiente, os lavabos também seguem essa unidade compositiva, trazendo mais cores à paleta do projeto e permitindo uma descontração perante o todo. Na recepção, a extensa estante de serralheria cria um protagonismo no projeto, pois defini uma linha demarcatória que permite separar os espaços de forma leve e despojada, alocando o acervo de livros do cliente. Os outros ambientes (diretoria, reuniões e office), que se desenham no entorno dela, são espaços de constante interação com a iluminação natural, sendo possível visualizá-los através da transparência das divisórias. Além disso, no office foi criada uma parede em curva vista a partir da entrada e da recepção, remetendo à forma do próprio edifício.