-
Arquitetos: Imagearchitects
- Área: 912 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Mohammad Hossein Hamzeloui, Mohammad Mahdi Sharafatpeima
-
Fabricantes: Hansgrohe, AGT, Agurati, Akhavan, Alborz tile, Faromid, Geberit, Shoa, Tabriz Tile
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa Khesht-Baf está localizada na parte oeste de Teerã. Sua arquitetura foi entregue a Imagearchitects quando a construção do esqueleto de concreto foi concluída. A Khesht-Baf tem 4 pavimentos, dois dos quais são subterrâneos e destinados a piscina, academia, garagem, depósito de lixo e casa de máquinas. O primeiro e o segundo andares são unidades residenciais.
O principal desafio neste projeto foi criar um espaço que atendesse às necessidades da vida iraniana para dois irmãos que vivem uma vida moderna em um prédio pré-construído. Na primeira fase - separando o interior e o exterior - foram disponibilizados espaços para as atividades das duas famílias no jardim da cobertura, no quintal, na piscina e na academia.
Divisórias espaciais foram inseridas dentro de cada unidade para criar uma hierarquia e privacidade, adicionando partições móveis que separam a sala de estar e a sala de jantar. Esses painéis aumentam a flexibilidade do espaço para que o usuário possa decidir o tamanho do ambiente de acordo com suas necessidades e capacidade. Manter a privacidade em relação aos edifícios circundantes, por um lado, e a vista do parque local, por outro, dificultou a decisão sobre a extensão e o tipo de aberturas nas fachadas.
Assim, os painéis curvos foram concebidos para a fachada da edificação com padrões paramétricos apresentando aberturas que limitam a visibilidade da rua para os quartos, ao mesmo tempo em que melhoram a visibilidade dos interiores para os espaços verdes laterais do volume. Este controle visual induz uma sensação de segurança e relaxamento. Além das crenças e costumes iranianos, essa privacidade também se baseia nos princípios climáticos.
A criação de camadas de rede paramétrica pode fornecer o calor necessário no inverno, impedindo a luz do sol no verão. Além disso, o filtro de poluição visual da cidade também foi controlado pelo painel de tijolos. O enquadramento da vista de dentro para fora, assim como a fluidez do enquadramento e os padrões expandidos do parâmetro, fazem com que o espectador experimente uma visão dinâmica. Além de questões de projeto populares, a necessidade de um início rápido da construção e questões econômicas tornaram os elementos arquitetônicos e os painéis da fachada modulares, aumentando a velocidade de operação.