-
Arquitetos: Studio Gang
- Ano: 2020
-
Fotografias:Scott Hargis
Localizada no encontro das ruas Spear e Folsom, na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, a Torre Residencial MIRA oferece um desenho criativo, layouts distintos e amplas vistas. O projeto da torre combina uma fachada retorcida, apartamentos de luxo, e uma arquitetura com visão de futuro, oferecendo aos residentes a oportunidade de ser proprietário da parcela de um icônico edifício de São Francisco. Desenvolvido pela Tishman Speyer, o MIRA é seu mais novo produto na série de condomínios de luxo de alta qualidade na região onde o distrito de SoMa se encontra ao Embarcadero. O projeto incluí uma torre de 40 pavimentos residenciais, mais um amplo apartamento de cobertura que apresenta vistas dignas da Panorama Collection.
Sua localização permite que os residentes desfrutem da famosa qualidade de vida de São Francisco, estando próximos às atividades a beira do rio, à agitada vida noturna, restaurantes, lojas luxuosas, pontos turísticos icônicos e espaços desportivos e de entretenimento.
O projeto inclui ainda um estacionamento subterrâneo privativo com manobrista, além de estar a uma distância caminhável de alternativas de transporte, como o terminal de ônibus Salesforce Transit, o transporte de barcos SF Ferry, ou ainda os transportes por trilhos BART e MUNI, e o sistema de bicicletas compartilhadas. O projeto apresenta uma pontuação de 91 no Walk Score®, 86 no Bike Score® e 100 no Transit Score®.
Para executar a complexa, geométrica e dinâmica fachada, foi elaborado um sistema modular, o qual consiste em famílias de unidades que se repetem a cada 11 pavimentos. O processo de produção foi adaptado a partir das indústrias aeroespaciais, buscando o melhor e mais otimizado tratamento dos painéis.
Este envelopamento, que tem seus painéis fabricados na Itália, é um elemento que caracteriza a torre e transforma o skyline da cidade de São Francisco ao surgir como um edifício espiral, com suas amplas janelas que criam pontos de interesse na fachada. Internamente essas aberturas oferecem vistas para a San Francisco Bay, a imponente Ponte Oakland Bay, e ao restante da cidade. "Nosso projeto buscou reinterpretar as clássicas janelas salientes de São Francisco, ampliando a qualidade dinâmica do bairro", discorre Jeanne Gang, arquiteta fundadora do Studio Gang. Ela continua: "espiralando até o topo da torre de mais de 120 metros, essas janelas criam um espaço único em cada um dos apartamentos, oferecendo, além das vistas, ar fresco e luz natural".