-
Arquitetos: Atelier Alter Architects
- Área: 17576 ft²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Atelier Alter
Descrição enviada pela equipe de projeto. A arquitetura do Residencial Sênior de Guangxi parte do aspecto humanístico por trás do projeto. O projeto procura criar um espaço para os aposentados, que passaram a maior parte da juventude na revolução cultural. Apesar dos impactos históricos, a “vida comunitária” criada na revolução cultural sempre foi a lembrança da época. O sentimento de pertencimento na era da incerteza oferece uma crítica ao isolamento e à apatia da modernidade.
Nosso projeto tenta evocar esse sentimento de pertencimento para a geração de nossos pais e as gerações futuras. Sendo a agricultura o tema da “vida comunitária”, o terreno natural é onde se baseia a sua memória coletiva. Nosso espaço de semelhança é construído por meio da manipulação do solo.
Na escala urbana, o terreno situa-se na margem de expansão da urbanização. Ele confronta um lote superior de natureza preservada e um inferior com novos empreendimentos. Nosso projeto reconcilia os extremos da topografia criando uma transição entre os dois por meio de uma série de placas horizontais móveis.
Na escala da arquitetura, reinterpretamos a topografia como um plano de vários níveis, com o espaço subterrâneo dobrando-se no nível da rua e se estendendo verticalmente até o segundo andar. À medida que o solo continua dobrando, ele forma os andares superiores.
Usamos um sistema de veneziana de alumínio com madeira para trazer a paisagem para o interior, como uma forma de responder à tipologia da moldura de bambu indígena.