-
Arquitetos: Nop Arquitetura
- Área: 570 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Denilson Machado – MCA Estúdio
-
Fabricantes: Consult Ar Condicionado
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de um projeto completo de arquitetura e interiores, com modificação total do imóvel para a Winnin, uma empresa nova, com um time de trabalho também muito jovem, que teve um crescimento exponencial nos últimos anos atendendo a grandes clientes de escala global (ABI – holding da Ambev, Danone, Coca Cola, Nestlé, etc). A Winnin, que anteriormente ocupava uma sala comercial convencional, passou a ocupar 570m2 distribuídos em dois andares no bloco 11 no mesmo Shopping Downtown, na Barra da Tijuca, com entrada exclusiva pelo pátio.
Os sócios da Winnin (todos na faixa dos 35 aos 40 anos, com formações diversas, de TI a marketing) queriam transmitir, através da arquitetura, todo o potencial criativo da empresa e ainda fazer sua equipe de mais de 100 colaboradores se sentir parte dela, da forma mais descontraída possível. A Nop Arquitetura propôs salas de reunião sem mesas formais, porém com todo o aparato tecnológico; um grande bar com mesa de sinuca, que estão sempre abertos para os funcionários interagirem; e ainda um auditório concebido como sala de relaxamento, disposto em arquibancada. “É comum de se ver pessoas praticando yoga no auditório ao chegar na empresa. Como ele não tem cadeiras, pode ser convertido em um grande espaço de relaxamento. As paredes do open space são 100% forradas de fórmica, permitindo que sejam usadas como lousa. Já o espaço lounge pode ser transformado em uma balada nas festas quinzenais, com iluminação e aparelhagem de som apropriados. E os banheiros tem ducha para quem quiser malhar nos intervalos do expediente ou pegar onda na praia, com um armário locker para cada funcionário”, lista o arquiteto Philippe Nunes, sócio da Nop.
Originalmente, o imóvel consistia em uma laje aberta com dois pavimentos. Foi compartimentado, considerando a funcionalidade de operação, em salas de estar, lounges, bar, salas de reunião, auditório, refeitórios, banheiros etc. Foram mantidas apenas a escada e as portas, por determinação do shopping. No primeiro andar fica toda a área social: as salas com mesas de reunião saem de cena e entram ambientes de estar, unidas por um grande lounge de descompressão e bar. Nesse pavimento também ficam os banheiros com duchas, refeitório, sala multifuncional e recepção. No segundo pavimento estão o auditório com arquibancada, o open space dos funcionários, espaço de chat central, sala da liderança, copa de apoio e banheiros. Já o andar inferior foi inspirado em bares no estilo speakeasy, dos tempos da Lei Seca. A ideia é que o funcionário possa descer e ter seu momento de descontração. A paleta acompanha essa ideia, com tons mais escuros de cinza e amadeirado no primeiro andar, reforçado pelas cortinas, tijolinho e serralheria com vidro, conferindo um clima mais industrial. Em contraponto, o segundo andar tem um visual mais formal, amplo, claro e arejado.
O projeto foi elaborado em apenas 3 dias e aprovado em 15. A execução completa de todas as etapas, desde o primeiro dia de demolição até a mudança da empresa para o novo endereço, consumiu ao todo 90 dias.