-
Arquitetos: Sou Fujimoto Architects
- Área: 2565 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Shinya Kigure, Katsumasa Tanaka
-
Fabricantes: Louis Poulsen
Descrição enviada pela equipe de projeto. Mentes criativas do Japão e outros países se reuniram em Maebashi, Gunma, para revitalizar a cidade, que uma vez prosperou na indústria da seda. O Hotel Shiroiya é uma sala de estar para os moradores locais e turistas relaxarem e apreciarem a arte, a comida e o verde. Ele serve também como um eixo cultural de Maebashi, onde vários projetos estão em andamento visando o desenvolvimento da cidade.
O arquiteto Sou Fujimoto reformou um antigo edifício hoteleiro dos anos 70 e, demolindo os pavimentos e expondo a superfície áspera de concreto, criou um átrio onde suas escadas interagem com os "Lighting Pipes" (tubos de iluminação) de Leandro Erlich, que fazem alusão às tubulações de água que atravessavam o antigo edifício. Esta área é chamada de "Heritage Tower" (Torre da Herança), referindo-se aos mais de 300 anos de história da hotelaria naquele local.
Fujimoto também projetou um novo edifício chamado "Green Tower" (Torre Verde) fazendo referência às colinas características da paisagem da região junto ao Rio Tone.
Os visitantes são recebidos com obras de arte de Lawrence Weiner e Hiroshi Sugimoto ao entrar nas dependências. Como uma visita a um museu, cada quarto de hóspedes exibe obras de arte únicas de artistas locais internacionalmente reconhecidos, como Tatsuo Miyajima e Ryan Gander.