-
Arquitetos: Juliana Risso Arquitetura
- Área: 2019 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Felipe Araujo
-
Fabricantes: Arte Rochas, Blue Sol energia, Coberpool, Hipervidros, Neomix concreto, Permetal, Schüco, elevadores Belgo, kitchens
Descrição enviada pela equipe de projeto. Encontro na arquitetura uma flexibilidade além do esteticamente funcional. A capacidade de mutação do uso doméstico é o que define a casa contemporânea, e como resposta a tais premissas se concebe a casa como um detentor de múltiplos cenários sobrepostos, que permitem que a adaptabilidade de uso ao longo do tempo seja máxima. Se imagina uma casa essencial, na qual os elementos de serviço se reduzem ao mínimo em favor de espaços livres, abertos e flexíveis. Definitivamente, o objetivo é que a casa maximize as oportunidades de uso para que seus habitantes vivam como queiram e não como a residência os imponha.
Inserida em um lote urbano de 1000m2 o projeto consiste em um jogo de volumes que se sobrepõem de modo a criar integração máxima entre os ambientes e amplitude dos espaços.
Garagem, depósito e áreas técnicas estão locados no subsolo, sob a projeção da construção, de modo a garantir a máxima ocupação permitida para o lote. A casa se encaixa no terreno e ao mesmo tempo se eleva em relação a ele, permitindo liberar o térreo, piso intermediário, no nível médio da rua.
As áreas sociais e de lazer estão localizadas no piso térreo, que se abre completamente ao jardim e à piscina, integrando-se harmoniosamente às áreas de estar, jantar, bar e biblioteca. O volume traz em sua cobertura o teto verde, que eficientemente integra a casa à paisagem e funciona como solução sustentável para equilíbrio térmico.
O volume superior, em concreto aparente, acomoda a suíte master, o escritório e as suítes dos filhos. Essa área íntima e reservada tem suas varandas com vista e acesso ao teto verde do volume intermediário. Assim, a residência faz o melhor proveito possível da vista para a vegetação. Esse volume, destaca-se do corpo da casa ao se projetar em um marcante balanço.
Do processo técnico, destaca-se o detalhamento complexo e execução dos engenheiros com relação à estrutura de concreto armado, e dos marceneiros envolvidos nos moldes de madeira para concretagem do bloco superior.