-
Arquitetos: Tamara Wibowo Architects
- Área: 180 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Arti Pictures
-
Fabricantes: Aluplus, BATA GAPIT, Conwood, Ecofloor, Re-holz, Roman Ceramics, Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada na extremidade mais distante de um bairro residencial, em uma área montanhosa de Semarang, na Indonésia. O lote foi delimitado por altos muros de contenção que atuam como o limite do bairro em ambas laterais, juntamente com a vegetação selvagem posterior. A delimitação se tornou o ponto chave do processo inicial do projeto. Ao invés da parede configurar a empena da casa, o volume foi construído longe da parede, criando um pequeno pátio entre a divisa e a casa.
A parede foi então reapresentada de uma nova maneira, pois se tornou um elemento importante, que estabeleceu o pátio interno. O pátio foi ainda definido pela massa flutuante do segundo pavimento, que cria abrigo à área traseira, criando um espaço externo confortável com o apelo de um ambiente interno.
Em meio ao simples programa da casa, uma escada helicoidal é disposta no meio do volume, unificando os espaços da residência, ao invés de separá-los. A escada se tornou um elemento escultural, configurando uma sensação de movimento e dinâmica para o interior.
A casa assume o formato da cobertura inclinada, criando uma estrutura A-frame, com uma pele secundária feita de blocos de cimento sob medida. Além disso, a fachada do volume é contemplada com molduras em aço corten salientes, em torno de uma série de aberturas da casa. Os elementos da fachada atuam como uma estratégia de resfriamento passivo, os blocos vazados também proporcionam a redução da conexão visual do exterior para o interior, mantendo a privacidade.
Elementos naturais também ocupam uma parte significativa da fachada, já que algumas árvores foram inseridas no espaço intermediário, de modo que seus galhos e folhas cresçam através das pequenas aberturas dos blocos vazados, fazendo com que a fachada mude constantemente com o crescimento das árvores. A relação das árvores com a arquitetura, conferiu um caráter dinâmico e uma energia viva à casa.