-
Arquitetos: O-atelier
- Área: 240 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Alexander Bogorodskiy
-
Fabricantes: Carpintaria Paulo Bastos, Cortizo, Jaga, Jdias
"Esta casa situa-se na cidade do Porto, Portugal. O projeto tem como base uma habitação inacabada, tendo sido abandonada e vandalizada ao longo dos últimos anos.
O programa inicial foi totalmente reformulado pelo cliente, levantando-se assim o principal desafio do projecto - desenhar uma nova casa dentro de um invólucro pré-existente.
Sobre esta premissa, optou-se por demolir toda a compartimentação interior, preservando apenas as paredes exteriores de betão e os respectivos vãos, uma vez que esta casa integra um conjunto habitacional de quarenta e duas habitações que se impõe respeitar.
O programa distribui-se ao longo de três pisos: garagem, lavandaria e sala para as crianças no piso térreo; áreas sociais - sala de estar, jantar e cozinha - no piso intermédio; e os três quartos no último piso.
Outra aliciante do projecto foi o facto de todas as madeiras e pedras utilizadas em obra terem sido fornecidas à priori pelo cliente, adquiridas há bastantes anos para o projecto inicial, levando a que o projecto se adaptasse em torno destes elementos, integrando-os e valorizando-os."