-
Arquitetos: ARCHSTUDIO
- Área: 283 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Ning Wang, Qiang Hong
Descrição enviada pela equipe de projeto. ARCHSTUDIO transformou um pequeno edifício individual situado em um antigo bairro hutong de Pequim. Devido a razões históricas, há muitos edifícios individuais nos bairros antigos de Pequim, além das residências tradicionais com pátio (Siheyuan) e grandes quadras (Dazayuan). A equipe de projeto substituiu o telhado plano original por uma estrutura inclinada e reduziu o volume arquitetônico para integrá-lo ao ambiente construído ao redor.
Funcionando principalmente como uma boutique multimarcas, o edifício pode acomodar uma variedade de atividades, como exposições, venda de produtos e espaços para refeições, e também está disponível para aluguel de atividades.
O conceito principal do projeto é construir conexões interior-exterior através de espelhos e pátios, de forma a criar um campo de visão infinito no espaço limitado e fazer da arquitetura um “jardim” com cenários e experiências diversificadas. Três metros conectam os espaços internos e trazem bastante luz do sol e vegetação. Caminhando por um pátio repleto de luz natural, chega-se ao primeiro andar, onde são expostos e vendidos móveis e alguns outros produtos.
Uma grande área do espaço é rematada por espelhos, que produzem múltiplos reflexos de pessoas, objetos, móveis e plantas e geram uma relação interativa entre o "real" e o "refletido". A escada, complementada por uma parede vegetal vertical de 6 metros de altura, sobe em zigue-zague até o segundo andar, o ático.
A cozinha e a mesa de refeições são construídas em granilite, formando em conjunto a forma de "L", que permite a estreita interação entre o chef e os jantares. Existem dois terraços situados respectivamente no lado norte e sul do segundo pavimento, permitindo que as atividades internas sejam estendidas ao ar livre. O subsolo foi reaproveitado em uma área de exposição e venda de roupas, sapatos e chapéus.
O piso reluzente serve de vitrine para chapéus, sapatos e outros itens, além de iluminar o espaço subterrâneo. Roupas bem selecionadas são penduradas em um espaço repleto de espelhos, o que produz uma interação lúdica entre pessoas e objetos. A equipe de projeto adotou um sistema de iluminação inteligente em todo o espaço, e embutiu luzes direcionáveis nos ambientes espelhados a fim de responder às necessidades das diferentes atividades.