-
Arquitetos: MAD Architects
- Área: 300 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Koji Fujii / Nacasa & Partners Inc., Dan Honda, Daniel Taun
-
Fabricantes: Lixil Corporation, Tajima
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os arquitetos da MAD concluíram seu primeiro projeto no Japão, o jardim de infância Casa Clover. Localizado na pequena cidade de Okazaki, o ambiente da escola oferece vistas dos campos de arroz e das montanhas, características da região. O jardim de infância funcionava originalmente na antiga casa da família dos irmãos Kentaro e Tamaki Nara, que logo se tornou pequena e inadequada para expandir seus objetivos educacionais. Os irmãos desejavam criar uma instituição educacional moderna onde as crianças pudessem se sentir tão confortáveis quanto se sentem em suas próprias casas, permitindo-lhes crescer e aprender em um ambiente acolhedor.
“Achamos que seria importante criar uma atmosfera caseira dentro deste jardim de infância, então, em vez de construir um prédio totalmente novo, decidimos manter a antiga estrutura de madeira como a memória e alma do espaço, e trabalhar em torno dela.” afirmou Ma Yansong, fundador da MAD Architects.
A MAD foi contratada pela família para transformar sua antiga casa de dois andares em uma instituição educacional totalmente desenvolvida. A transformação começou com uma investigação da casa existente de 105m². Como as casas vizinhas, este volume de madeira foi construído como uma casa pré-fabricada padrão. Para reduzir os custos de construção ao mínimo, MAD decidiu reciclar a estrutura de madeira existente, incorporando-a no projeto do novo edifício. A estrutura de madeira original está presente em toda a área de aprendizado principal como uma lembrança simbólica da história. Seus espaços fechados e translúcidos se adaptam facilmente a diferentes atividades de ensino. As janelas, formadas por várias geometrias reconhecíveis aos olhos de uma criança, permitem que a luz do sol se filtre e crie sombras em constante mudança que brincam com a curiosidade dos alunos e estimulam a imaginação.
"Projetamos o edifício do ponto de vista das crianças e o layout se concentra na criação de espaços íntimos e diversos." disse Ma Yansong.
A pele e a estrutura da nova casa envolvem a antiga estrutura de madeira como um pedaço de tecido que cobre o esqueleto do edifício, criando um espaço misto entre o novo e o antigo. O ponto de partida da Clover é a cobertura triangular característico. Este elemento adaptado cria espaços interiores dinâmicos e relembra as memórias dos proprietários do edifício como sua casa. A forma da casa lembra uma caverna mágica ou uma fortaleza emergente. Em comparação com a residência original, a nova estrutura tridimensional de madeira apresenta uma forma muito mais orgânica e dinâmica de abrigar o jardim de infância. A fachada e o telhado usam materiais de cobertura comuns, como telhas de asfalto, que fornecem impermeabilização, enquanto envolvem toda a estrutura como pedaços de papel.
"Queríamos criar uma peça lúdica de arquitetura que ficasse na memória das crianças quando crescessem." - Ma Yansong
Somando-se a diversão, há um escorregador que desce do segundo andar do prédio para uma área de lazer ao ar livre e um pátio aberto em frente ao volume.