-
Arquitetos: kooo architects
- Área: 736 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Keishin Horikoshi /SS
-
Fabricantes: Langge, Uniprof, linsky
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto consiste na renovação de um edifício de 7 pavimentos no centro antigo de Guangzhou, cidade a noroeste de Hong Kong, e transformação em uma hospedaria moderna.
A cidade de Guangzhou tem clima subtropical, com longos verões e invernos mais amenos, enquanto as chuvas abundantes fazem a vegetação florescer durante todo o ano embelezando os caminhos pela cidade. O clima permite que a rotina das pessoas não seja confinada internamente e incentiva atividades externas nas ruas e em locais públicos e abertos. A paisagem urbana de Guangzhou é repleta de pessoas, de vitalidade e diversidade.
O edifício está localizado em uma área residencial com um importante senso de vida dinâmica. Devido a alta densidade de edifícios no seu entorno, e a distância entre eles, a privacidade é comprometida, de forma que, é possível que os vizinhos vejam as roupas secando nas varandas por exemplo. Dessa forma, um dos maiores desafios desse projeto foi fazer com que os visitantes da pousada não tenham essa interrupção em suas vistas, enquanto aproveitam de luz natural abundante.
O projeto parte da estrutura e determina que o pavimento tipo seja dividido em quatro pavimentos. Os dormitórios e as áreas molhadas são separadas entre níveis e a sala de estar de dois andares apresenta uma fachada de vidro fosco, que atua como isolamento térmico, trazendo luz natural e evitando a visão direta dos edifícios vizinhos.
Uma das paredes do lobby traz elementos de 1,20 metros de comprimento de aço galvanizado. A luz natural passa por esse elemento e é filtrada, dando boas vindas aos visitantes.